‘Anatomia de Uma Queda’ e o fascínio Hollywoodiano pela Europa

Um filme superestimado

Vencedor do Oscar por melhor roteiro original, Anatomia de Uma Queda foi o queridinho do Bafta , Cannes , da Academia e do meu amigo Alexandre Inagaki. Com todas estas premiações, o filme francês; dirigido por Justine Triet, que assina o roteiro com Arthur Harari; foi registrado como o melhor roteiro original superando filmes como Os Rejeitados, Vidas Passadas e Maestro.

++ Lista dos vencedores do Oscar 2024

Um homem é encontrado morto na neve do lado de fora do chalé isolado onde morava com sua esposa Sandra (Sandra Hüller), uma escritora alemã, e seu filho de 11 anos com deficiência visual. A investigação conclui se tratar de uma morte suspeita: é impossível saber se ele tirou a própria vida ou se foi assassinado com um empurrão. A viúva é indiciada, com seu próprio filho (Milo Machado Graner) como a única testemunha do acontecido.

Interessante notar os prêmios para o roteiro de um filme sobre julgamento cujo tribunal mais parece uma peça de teatro, com promotoria, defesa, réu e testemunhas discutindo entre si sem muita ordem. Os  produtores defendem que é assim na França embora não me recorde deste tipo de abordagem em nenhum outro. Se recordamos de Doze Homens e Uma Sentença, por exemplo, é um choque e tanto. De qualquer forma, passa longe de ser 0 maior problema do filme embora todo tribunal tenha uma certa verborragia e perda de ritmo de um filme interessante, mas que me parece bem superestimado. E isso é diferente de ruim ou maravilhoso, mas o ponto é: daqui a dez anos alguém vai lembrar deste filme?

Hollywood tem uma relação com o cinema europeu de admiração e desprezo. Ao mesmo tempo que a estética da Nouvelle Vague e outros filmes influenciaram o cinema norte-americano, os filmes estadunidenses tem sua propria logica e nao rar0 satirizam o jeito da Europa filmar. De alguma forma, Anatomia de Uma Queda, assim como Druk e Sala dos Professores, parece beneficiado por esse relacionamento. De um lado, dois filmes medianos alçados ao posto de espetaculares pela Academia e do outro, um filme bom que virou espetacular da mesma forma. Hollywood, seja menos.

Nota: 7

Confira o trailer do filme:

Arquivos

Leia Mais
Veja o trailer oficial de ‘Mortal Kombat Legends: Battle of the Realms’