Quem eram os dubladores de ‘Caverna do Dragão’?

Com destaque para o saudoso Orlando Drummond, animação dificilmente faria o mesmo sucesso sem um elenco tão bom

Caverna do Dragão não teria o mesmo sucesso sem atores de voz brasileiros tão bons. A dublagem brasileira talvez ainda estivesse em seu auge quando a animação da empresa japonesa Toei Animation chegou a ser exibida nas manhãs da rede Globo. Será que você lembra quem eram aquelas feras?

++ Leia também: animação teve roteiristas que seguiram fazendo sucesso

++ Filme Dungeons & Dragons homenageou animação dos anos 80

Talvez a voz mais marcante do elenco fosse do talentosíssimo Orlando Drummond, que nos deixou há três anos. Além de ter interpretado personagens como Popeye e Scooby-Doo, ele deu vida ao vilão Vingador, que no original era vivido por Peter Cullen, ator canadense conhecido por ser a voz original do Optimus Prime em filmes e animação. Drummond era tão bom que alguns anos antes de morrer recebeu uma estatueta de um estúdio e agradeceu de um jeito único. Confira abaixo:

Se só Drummont bastou para este personagem, outro vilão de Caverna do Dragão acabou precisando recorrer a mais de um talento. O Demônio da Sombra teve apenas um ator no original, mas na versão brasileira contou com José Santana, Orlando Prado, Nelson Batista, Roberto Macedo, André Luiz Chapéu e Marco Ribeiro. Este foi o recorde da série, mas com outros personagens também foi necessário mais de um ator.

Ricardo Schnetzer foi o único que incorporou Hank, tido como o líder e protagonista da série que nunca teve um fim (e nem um inicio ja que nao houve episodio piloto). Ele costuma fazer a voz de personagens de Tom Cruise e Al Pacino e também o Exterminador em Os Jovens Titãs e até mesmo Roberbill em Thundercats. Ele segue na ativa. Já o mago Presto, foi interpretado por dois atores: Nizo Neto (mais conhecido por suas participações em A Escolinha do Professor Raimundo) e Gabriel Teller (que ficou famoso por ser a voz do personagem Jaime Palillo na primeira edição de Carrossel).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Da mesma forma como Presto, o cavaleiro Eric também contou com dois atores: Mário Jorge de Andrade, mais conhecido por dublar o Burro em Shrek e Ettore Zuim, que esteve Superchoque e na animação Avatar. Já a acrobata Diana precisou apenas do talento da veteraníssima Mônica Rossi, que já dublou estrelas como Sharon Stone e Demi Moore. Quem também só teve um ator foi o bárbaro Bob com Henrique Ogalla, conhecido por ter feito as vozes de Gaguinho em desenhos dos Looney Tunes.

Sheila contou com duas atrizes: Marlene Costa e sua filha, Fernanda Baronne. Já o intrigante Mestre dos Magos teve o trabalho de Ionei Silva e Miguel Rosenberg (voz de Zé Colméia na versão Herbert Richers). Da mesma forma, o dragão Tiamat teve sua versão brasileira através de Amaury Costa (conhecido pelo seu inconfundível trabalho como Pepe Legal na TV) e José Santa Cruz, que teve participação em vários programas humorísticos como Balança Mas Não Cai, A Praça é Nossa e Zorra Total.

Arquivos

Leia Mais
‘True Detective: Terra Noturna’ termina explicando o que precisa