Star Wars: Por que Yoda confirmou a Luke quem era seu pai?

Diálogo em 'O Retorno de Jedi' veio após conversa de George Lucas com psicóloga infantil

Ao final de O Império Contra-Ataca, surge o grande segredo de Star Wars: Darth Vader é o pai de Luke Skywalker (Mark Hammil). Porém, esta afirmação só se consolidou em O Retorno de Jedi quando Yoda confirma ao seu aluno que o lorde sith não mentiu. Mas por que George Lucas decidiu a repetição em uma história que já trazia a revelação de que Leia (Carrie Fischer) também era descendente de Vader?

++ Leia também: cinco fatos que desconhecíamos em Star Wars I – Uma Nova Esperança

Após o final do segundo filme de Star Wars, Lucas descobriu que a revelação teve um impacto menor do que esperava no público. Na verdade, muitas pessoas simplesmente não acreditavam que o vilão dizia a verdade. Ora, os lordes sith são ardilosos e se Dath Vader estivesse mentindo? James Earl Jones, que fazia a voz do personagem, afirmou categoricamente a Lucas que achou que o alter ego de Anakin mentia.

Mas o cineasta viu que teria que confirmar a informação novamente nos cinemas quando conversou com uma psicóloga infantil. E, segundo ela, a não ser que surgisse a confirmação de alguém com mais legitimidade, menores de doze anos também supunhariam que o inimigo dos rebeldes estaria mentindo. O impacto estava comprometido.

Nem Obi-Wan Kenobi seria capaz de convencer alguns fãs de Star Wars que Luke era mesmo filho de Darth Vader. Só Yoda
Nem Kenobi seria capaz de convencer alguns fãs de Star Wars que Luke era mesmo filho de Darth Vader. Só Yoda

Felizmente, em O Retorno de Jedi, Lucas inseriu a confirmação pela presença de Yoda, que originalmente não estava no roteiro. O mestre jedi também informa que Leia é irmã de Luke. Sem nenhuma dúvida, os fãs puderam assistir o final do episódio e da trilogia original há muito tempo atrás e em uma galáxia muito, muito distante.

Mas aquilo era só o começo…

Arquivos

Leia Mais
‘Resgate 2’ repete fórmula e acrescenta pouco