5 fatos que desconheciamos de ‘Star Wars: Uma Nova Esperança’

Você sabia que Steven Spielberg sempre acreditou no filme?

Com o sucesso de Obi Wan Kenobi e outras séries Star Wars da Disney+ pode parecer que muita gente já sabe tudo sobre o universo de Guerra nas Estrelas. Mas na realidade, há curiosidades sobre o primeiro filme Star Wars – Uma Nova Esperança que você mesmo pode ter deixado passar.

++ Leia também: faz sentido ser nerd e conservador? Damos cinco provas que não

Listamos aqui algumas dessas coisas curiosas sobre Star Wars para você:

Voz e corpo

O ator James Earl Jones e o fisiculturista David Prowse nunca se encontraram pessoalmente durante as filmagens embora fossem respectivamente a voz e o corpo de… Darth Vader!

Legado

Você lembra desta cena em Star Wars – Uma Nova Esperança? O esqueleto cinematográfico usado foi deixado na Tunísia, locação do filme, ainda estava lá décadas depois durante as filmagens de Star Wars – O Ataque dos Clones. Em 2015, o The Guardian fez uma reportagem a respeito e, sete anos depois, até onde sabemos os “restos mortais” continuam por lá.

Ninguém orçou recolher aquilo, pelo visto…

Direção de atores

Apesar dos méritos como diretor, George Lucas é conhecido por não ter lá muito jeito na direção de atores. Durante as filmagens, suas instruções na maior parte do tempo se resumiam a: “mais rápido” ou “mais intenso”. Segundo o IMDB, m um momento das filmagens, o cineasta ficou sem voz e o elenco rapidamente lhe deu de “presente” dois papéis com essas duas frases escritas para ele poder “dirigi-los”.

Ouch.

Aliás…

Lucas havia exibido o filme para colegas consagrados como Brian DePalma e outros cineastas e recebeu o feedback de que o filme seria um absoluto fracasso. Quase ninguém na sala entendeu como aquilo daria certo… Porém, um certo Steven Spielberg discordou de todos e afirmou que aquele “era o melhor filme de todos os tempos”. Pelo sim ou pelo não, o diretor de Star Wars chamou o único amigo que gostou e foi passar férias no Hawaí durante a estreia do filme.

E foi por lá que eles tiveram a ideia de um filme chamado Indiana Jones e Os Caçadores da Arca Perdida. O resto é história e pipoca.

O som do sabre de luz

O inimitável som do sabre de luz em ação ou sendo ligado tem uma origem bastante simples. De acordo com Ben Burtt, responsável pelo som à época, foi basicamente uma combinação e mixagem do som de um projetor de cinema com o ruído que um microfone faz quando colocado próximo a TV. Confira acima a arma em ação.

Arquivos

Leia Mais
Capitã Marvel tem novas fotos!