‘Resgate 2’ repete fórmula e acrescenta pouco

Talvez fosse melhor Tyler Rake seguir morto...

Muita gente se surpreendeu com o anúncio de Resgate 2  (Extraction 2) depois do final do primeiro filme que dava quase nenhuma chance de Tyler Rake (Chris Hemsworth) conseguir ficar vivo apesar de um final ambíguo. Com o sucesso da história do honrado-mas-amargurado mercenário, os Irmãos Russo mandaram a coerência às favas e, com o diretor Sam Hargrave, fizeram a sequência que chegou ao netflix nesta sexta-feira (16).

++ Quais são os filmes mais vistos da Netflix?

Existe um pensamento recorrente em escolas de cinema de que o público de qualquer filme aceita qualquer coisa nos primeiros quinze minutos. O Homem-Aranha 3 usou para explicar rapidamente a origem do antagonista aracnídeo do filme e Resgate 2 usa o mesmo expediente nos créditos iniciais para explicar como Rake sobreviveu aos ferimentos mortais-que-então-não-eram-tão-mortais-assim e já está pronto para outra. Desta vez, uma missão que envolveu seu passado pessoal e o filho que ele perdeu anos atrás: sua ex-cunhada Ketevan (Tinatin Dalakishvili) se casou com um líder criminoso do leste europeu e vive com ele numa prisão com os filhos próximos  um dos homens mais perigosos do planeta.

E Rake topa a tarefa de resgatar a família de lá. Claro. Com a ajuda de Nik (Golshifteh Farahani), sua parceira da missão anterior e que talvez seja a melhor coisa nesta sequência. Suas cenas dão fôlego a uma fórmula que dá sinais de desgaste.

Se Resgate tinha cenas de ação impressionantes que compensavam a falta de profundidade dos personagens ou até a pouquíssima ação dramática, Resgate 2 tem pouco a acrescentar. No geral, o filme tem sua cota de explosões e brigas mas parece demais com o primeiro filme e nos deixa sem entender se valeu mesmo a pena trazer Rake de volta para repetir tudo. A produção acerta quando resgata os traumas do ex-soldado mas falta algo quando explora estes elementos. Mesmo a participação de Idris Elba acaba sendo pouco no museu de velhas novidades que é esta sequência.

Talvez tudo melhore no futuro já que ao invés de cena pós-créditos, Resgate 2 nos premia com um clichê antigo de sequências. Sim, o gancho para uma continuação. Pelo menos, Rake não foi dado como morto desta vez.

Nota: 6

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
Ainda podemos ver um filme do Capitão Planeta?