Cinco animações que abordam o luto

Histórias podem ajudar crianças e adultos a processar perdas

Muitas histórias nos ajudam a passarmos pelo luto e entendermos melhor a perda de entes queridos. Se nenhuma animação vai nos fazer feliz na tristeza ao menos pode fazer adultos e crianças menos tristes e trazer um pouquinho de conforto ao invés de desespero ou solidão. Com certeza, se você já viveu uma situação como esta pode já ter tido um pouquinho de alívio graças a algo que assistiu no cinema ou na TV.

O POPOCA lista aqui algumas destas histórias:

Soul

Vencedor de um Oscar, a animação Soul é um filme fantástico que junta a sofisticação da Pixar, um gênero musical fascinante e uma história sobre encontrar seu lugar no mundo, seja o físico ou espiritual. Na história, um professor de música sofre um acidente e vai parar no mundo dos espíritos exatamente quando conseguia a grande oportunidade de sua vida como músico.

Mas será que há algum meio de viver o que não teve chance? E será que aquela foi mesmo sua grande chance? Soul está disponível na Disney+.

Dois Irmãos

Em um mundo onde a magia já foi comum duas crianças crescem sem o pai. O mais novo tem apenas uma vaga lembrança dele enquanto o mais velho parece viver eternamente preso a uma aventura de RPG. Estes personagens tão improváveis são as estrelas de Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica. A voz original tem Tom Holland (Ian) e Chris Pratt (Barley) em uma história sobre a redescoberta da magia e de como entender e processar a orfandade.

A tradução do filme optou por um nome que muda bastante o sentido original. No inglês, a produção chama-se Onward, que significa algo como seguindo em frente. Muito mais adequado, como você pode constatar quando assistir. A animação está na plataforma Disney+.

A Caminho da Lua

A animação é uma co-produção China e Estados Unidos, unindo grandes mentes da arte de cada país. A Caminho da Lua conta a história de Fei Fei (Cathy Ang), menina que cresceu ouvindo o mito de Chang’e (Phillpa Soo), deusa da lua. Quatro anos após a morte de sua mãe, Fei não aceita que seu pai se case de novo e, disposta a lembrá-lo dos sentimentos pela falecida esposa, ela se empenha em construir um foguete e procurar Chang’e. Mas será que vai dar certo?

É possível conferir A Caminho da Lua pela Netflix.

Raya e o Último Dragão

Há perdas que nos fazem ir muito além da emoção, mas nos afastam de onde crescemos e até mesmo de heranças que nos eram destinadas. Assim é a jornada de Raya e o Último Dragão que nos carrega para a história de uma orfã que cresce e vive buscando a reparação de um erro marcado pela sua própria inocência.

Raya e o Último Dragão está disponível no Disney+.

Riverdance

Estreando este ano, Riverdance: Uma Aventura Dançante conta como Keegan (Sam Hardy), um menino querido por todos da cidade, mas que com a morte do avô (Pierce Brosnan) passa a questionar a importância das tradições familiares e locais pode aprender com esta própria noção de pertencimento. Com a ajuda de sua amiga Moya (Hannah Herman) ele conhece um lugar mágico onde vai se reconectar com suas raízes e aprender como pode salvar a natureza.

Riverdance faz parte do catálogo da Netflix.

Arquivos

Leia Mais
Action figure de Cara Dune é cancelada após atriz ofender vítimas do nazismo