‘Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica’ – magia e sensibilidade

Um filme sobre a magia além do que se entende por magia

Na última segunda-feira (15) foram divulgados os indicados ao Oscar 2021. Na categoria de Melhor Animação temos Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica, da Disney/Pixar. Um filme que surpreende por sua profundidade ao mesmo tempo em que se mostra divertido. O tipo perfeito para a família toda.

++ Oscars 2021: onde assistir cada filme?

A trama se passa em um mundo habitado por seres mágicos, apenas seres mágicos. Porém, ninguém usa magia. O conforto e praticidade oferecidos pela tecnologia eram tão atraentes que fizeram todos deixarem os feitiços complicados de lado. Até o dia em que os irmãos Ian (Tom Holland) e Barley (Chris Pratt) recebem das mãos da mãe um presente deixado pelo pai morto há anos: Um feitiço para trazê-lo de volta à vida. Apenas por um dia, o suficiente para que ele pudesse ver os filhos agora adultos. Só que o feitiço não é executado corretamente e o pai só volta pela metade. Pela metade de baixo.

O enredo que a princípio pode parecer bobo se mostra cheio de camadas conforme se desenrola. A começar porque os irmãos, tão diferentes, durante a jornada para encontrar o elemento que os ajudará a concluir o feitiço acabam se reaproximando e reconquistando a confiança um do outro. E é interessante notar como além das personalidades dos irmãos soarem opostas entre si, também divergem os sentimentos de um para com o outro. Enquanto o caçula Barley sempre viu no irmão um exemplo de admiração, Ian via o outro como um sonhador fadado ao fracasso.

Outro aspecto fantástico do filme é a inversão de papéis dos seres mágicos. Fadas graciosas? Unicórnios encantadores? Esqueça tudo que você sabe sobre esses seres! Em Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica temos esse universo totalmente repaginado e surpreendente. Ao mesmo tempo em que trata de temas tão delicados e familiares a nós. Como o luto, respeito, confiança (nos outros e em nós mesmos), segundas chances e a coragem necessária para sermos quem somos.

E é mesclando todas as emoções requeridas pelos temas abordados com a diversão consequentes das situações vividas pelos personagens que esta animação se torna tão única. Ouso dizer que Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica é uma das melhores animações produzidas pela Disney/Pixar nos últimos tempos. E certamente será um páreo duro para Soul. Nesse momento, estou grata por não ter que decidir para quem vai esse Oscar.

Nota: 10

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
‘A League of Their Own’ é manifesto pela liberdade feminina