‘Riverdance’ é uma divertida e inspiradora aposta para crianças

Uma história sobre o poder salvador da dança

Na última sexta-feira (14) chegou ao Netflix uma animação bem diferente. Trata-se de Riverdance: Uma Aventura Dançante (Riverdance: The Animated Adventure), inspirada no espetáculo de dança irlandesa Riverdance. O longa chega ao Brasil quase um ano após sua estreia original no Reino Unido, em 28 de maio de 2021 pela Sky Cinema. E pode ser uma ótima inspiração para crianças.

++ Leia também: E ‘Dexter: New Blood’ foi realmente desnecessário

Keegan (Sam Hardy) é um menino querido por todos da cidade, mas que com a morte do avô (Pierce Brosnan) passa a questionar a importância das tradições familiares e locais. Cabe a sua amiga espanhola Moya (Hannah Herman) levá-lo a um lugar mágico onde se reconectará com suas raízes. E ainda salvar a natureza.

Como meu conhecimento de dança é quase nulo, confesso que só fiquei sabendo que Riverdance era inspirado em um espetáculo de dança mundialmente famoso e em cartaz há mais de 25 anos nos créditos finais. Acabei consultando os universitários (leia-se: membros do POPOCA com entendimento do assunto) e pesquisando. Até encontrei o vídeo da apresentação original de Riverdance, no intervalo do Festival Eurovision de 1994.

O que me chamou a atenção foram simplesmente a sinopse e o estilo da animação. E talvez o fato de desconhecer as origens me permitiu avaliar Riverdance puramente como animação. Então posso dizer pra você, que talvez esteja lendo esse review para saber é uma boa pedida para ver com seus pequenos, que o filme funciona muito bem por ele mesmo. Traz uma história leve, divertida e com momentos de emoção de forma bastante lúdica. Apesar de a classificação indicativa ser de 10 anos, não vejo motivos para não ser visto por crianças menores.

Por ser inspirado num espetáculo de dança, é claro que o filme conta com muitas e muitas cenas de dança. Mas não espere algo como nos musicais da Disney, em que os personagens saem cantando seus sentimentos. Aqui a dança é toda a forma de expressão de que precisam. Isso pode ter contribuído para que alguns aspectos da trama ficassem um pouco superficiais ou ocorressem rápido demais. Mas por ser um filme para crianças, o importante é que a mensagem geral fique clara. Um bônus para os adultos são os ótimos easter eggs.

Por ser uma animação irlandesa com foco nas tradições irlandesas, o filme conta com vozes de vários atores dessa nacionalidade. Como o próprio Brosnan (que dubla o avô de Keegan e o rei dos alces gigantes), Brendan Gleeson (Caçador), John Kavanagh (Guardião do Portal), Aisling Bea (Margot) e Pauline McLynn (avó de Keegan). A direção fica por conta de Dave Rosenbaum e Eamonn Butler. As composições são de Bill Whelan, que também foi compositor da turnê original de Riverdance.

Produzido pela River Productions, Riverdance: Uma Aventura Dançante é uma diversão despretensiosa para todas as idades. Traz bonitas mensagens sobre identidade, raízes, superação da perda e de respeito ao próximo e à natureza para os pequenos. Talvez também para os grandes que estejam meio esquecidos disso. E quem sabe provocar um interesse por dança?

Nota: 8

Confira o trailer:

Arquivos

Leia Mais
Titãs Batman
Titãs: segunda temporada tem Bruce Wayne