Wayne Bruce, da Escócia, inspirou o Batman?

A verdade por trás do homem barbado e mascarado que se tornou viral

Uma foto com ares de antiguidade de um homem barbado usando uma máscara é reivindicada como inspiração por trás do Batman da DC. A imagem se tornou viral nas mídias sociais com histórias diferentes apoiando a alegação e citando fontes históricas que seriam verossimeis. De acordo com uma versão, o homem na foto se chamava Wayne Bruce e vivia na Escócia no século XIX. Vestido com uma máscara de morcego, o homem seria o que inspirou Bob Kane a criar o Cavaleiro das Trevas. A outra história afirmava que um certo Bill Smith vivia em Nova York na mesma época trabalhando como um açougueiro e se transformou em um vigilante que dedicou sua vida a caçar criminosos. Haveria alguma verdade nisso tudo?

++ Leia também: Por que Batman dá um tapa em Robin?

A resposta é curta e simples: não.

Quem se dá ao trabalho de fazer uma busca reversa de imagem no Google encontra resultados de inúmeros reposts da imagem ao longo dos últimos anos, mas nenhuma fonte oficial como jornais ou mesmo sites especializados em fatos históricos. Tudo tão ficção quanto qualquer graphic novel sobre um mundo alternativo do Homem-Morcego.

Suposto personagem que teria inspirado Bob Kane a criar o Batman nao passa de ficcao
Suposto personagem que teria inspirado Bob Kane a criar o Batman nao passa de ficção

Essas falsas histórias sobre a imagem ser a inspiração do personagem Batman têm circulado há algum tempo. A foto é originalmente da Foto Marvellini – uma oficina de arte e fotografia fundada em 2011 especializada em… Criar ou editar fotografias com um toque vintage! A imagem viral do homem barbado com uma máscara de morcego é intitulada ‘Batbarbone’ em seu site. O homem barbado e robusto com a máscara de morcego capturado na essência de uma foto vintage apareceu anteriormente no Reddit em 2017. O Google rastreou várias outras datas nos anos de 2018, 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Mais recentemente, o usuário do Facebook Jake Shearer postou a foto na plataforma em 18 de abril, afirmando que o homem era o residente escocês Wayne Bruce – um descendente do rei Robert the Bruce. Shearer disse que Wayne usava sua herança para confrontar criminosos usando um disfarce. Ele adicionou: “é por isso também que Glasgow foi usada para representar Gotham nos filmes do Batman, como uma homenagem à verdadeira história de origem”. A outra história compartilhada no X (anteriormente Twitter) em 13 de maio de 2023, afirmava que a foto era de Bill Smith, tirada em 1892 em Nova York. De novo, nenhum compromisso com fatos ou fontes oficiais.

Diz-se que Smith era um açougueiro que uma vez lutou contra um ladrão em sua loja quando tinha 43 anos quando isso aconteceu e teve que comparecer ao tribunal por causa de seu ato. No entanto, o juiz teve compaixão e o libertou. Dai por diante, Smith teria eventualmente começado a patrulhar as ruas de Nova York à noite para combater criminosos, usando uma máscara de morcego para esconder sua identidade. Muita imaginação.

A verdade é bem mais simples. A equipe da Foto marvelini editou fotos de pessoas comuns da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos do século XIX, sobrepondo a máscara de Batman na pós-produção. O site tem várias outras personagens com máscaras de morcego com nomes, como Bat sposi, Batbianco e Batraja. Essas imagens demonstram indivíduos de diferentes períodos. Há algumas outras imagens da oficina de fotografia que se assemelham a personagens fictícios populares, incluindo Padme de Star Wars, Bane, e outros.

A alegação de que esse homem barbado inspirou a DC a criar o Batman apareceu em 2016. No entanto, a primeira tirinha do vigilante mascarado Batman, originalmente criada por Bob Kane e Bill Finger, apareceu na Detective Comics em 1939. Kane foi inspirado por O Sinal do Zorro, um filme dos anos 20, e um filme dos anos 30 chamado O Morcego Sussurra e um programa de rádio chamado O Sombra.

O Morcego Sussurra apresentava um criminoso com capa que projetava seu símbolo de morcego em uma parede antes de sair para matar suas vítimas. Bob Kane também creditou o lendário italiano Leonardo da Vinci por inspirá-lo. Ele disse que tinha visto um livro sobre o artista com uma imagem de uma máquina voadora com asas de morcego. A realidade nem sempre é interessante como as fake news, mas faz muito mais sentido.

Arquivos

Leia Mais
Segundo filme de Coringa promete ignorar novamente o que o personagem é
Por que Joaquin Phoenix nunca fez um filme da Marvel?