Em quem Tom Hardy se inspirou para interpretar Bane?

Personagem de 'Batman: The Dark Knight Rises' (Batman: O Cavaleiro das Trevas Renasce) teve inspiração em personagem da vida real

Bane se tornou rapidamente um dos vilões mais populares do Batman embora seja bem mais novo que a galeria de vilões do Cavaleiro das Trevas nos quadrinhos. Em Batman: The Dark Knight Rises (Batman: O Cavaleiro das Trevas Renasce), o personagem perde o sotaque e a origem ligada a américa Central em uma interpreyação marcante de Tom Hardy. Mas em quem o ator se inspirou para fazer o vilão?

++ Leia também: A História em quadrinhos que fez Christian Bale querer ser o Batman

++ Conheça as inspirações de Heath Ledger para ser o Coringa

Pouca gente conhece um esporte chamado de bare-knuckle boxing, parecido com o boxe que vemos na TV mas sem luvas. Para muitos lutadores, este pequeno detalhe torna o esporte mais seguro já que a falta da luva desencoraja golpes no rosto. Um direto numa testa pode quebrar sua mão e mesmo um soco que acerte outro ponto pode cortar em um dente, por exemplo. Hoje, o esporte tem uma regulação que aumenta esta segurança mas nem sempre foi assim. No cenário de lutas ilegais do estilo, um lutador se destacou. Bartley Gorman passou a ser conhecido como “o rei dos ciganos” ao vencer todas as lutas da qual esteve. Ele se autoproclamou invicto até sua aposentadoria dos ringues e acabou sendo a inspiração de Hardy para seu Bane.

“A escolha do sotaque é, na verdade, um homem chamado Bartley Gorman, que era um lutador duro, um cigano romani. Então, eu queria sustentar o latim, mas um latim romani oposto ao latino”, explicou o ator. Confira o vídeo abaixo:

Tanta dedicação se justifica pelo momento da carreira. Hardy enfrentava um declínio cedo demais após o fracasso de Star Trek: Nemesys e sua participação em A Origem ajudou a mudar isso. O papel no filme do homem-morcego o consolidou como um grande astro dos cinemas. É possível confirmar a semelhança com este vídeo que compara os dois personagens:

Lançado em 2012 e encerrando a trilogia Nolan do Homem-Morcego (ao menos até alguém produzir nossa ideia), Batman: The Dark Knight Rises começa com o Homem-Morcego sofrendo as consequências de se tornar um inimigo da lei como vimos ao final de The Dark Knight. Isolado da sociedade, Bruce Wayne enfrenta o declínio do próprio corpo após anos de combate ao crime e inúmeras lesões pelo corpo. É nesse momento que o misterioso Bane e seus asseclas surgem prometendo destruir Gotham City de uma vez por todas.

Arquivos

Leia Mais
Jessica Jones Netflix
Justiceiro e Jessica Jones chegam ao fim no Netflix