‘Rick & Morty’ e a polêmica saída do co-criador Justin Roiland

Responsável pela voz de Rick saiu da série sob denúncias de comportamento inapropriado

Co-criador de Rick & Morty, Justin Roiland tinha tudo que um artista poderia querer: respeito, reconhecimento pela série que criou com Dan Harmon e um personagem-título amado pelos fãs. Porém, acusações sobre comportamento inapropriado o afastaram de todos os projetos e um relatório mencionado pelo site The Hollywood Reporter aprofunda seus problemas por trás do mundo da animação.

++ Leia também: Bruce Timm não gostou de A Máscara do Fantasma

Dezenas de funcionários anônimos da equipe de Rick & Morty mencionaram histórias que traçam um perfil excêntrico e medonho de Justin Roiland. Inicialmente, o escritor e ator é descrito como alguém desinteressado e que raramente aparecia no trabalho.

“Em algum momento da terceira temporada de Rick & Morty, fontes afirmam que Roiland simplesmente parou de aparecer – e quando ele apareceu nas escritórios de Burbank, ele geralmente evitava a sala de escritores. De fato, os colegas de Roiland muitas vezes sabiam que ele estava lá apenas porque podiam ouvir seus cachorros. Ou eles ouviriam seu carrinho de brinquedo controlado por rádio, que tinha um microfone em cima dele, correndo ao redor do escritório”, diz o relatório. E as histórias pioram…

Fontes sugeriram que, durante a criação da terceira temporada, Roiland levou críticas por desenhar “monstros de pênis e outros personagens vulgares” no escritório enquanto outros escritores estavam presentes. O criador supostamente falou abertamente sobre suas explorações sexuais com sua parceira, incluindo seu interesse em três. “Era algo que ignorávamos porque era nojento”, disse uma fonte, e esse comportamento eventualmente culminou na destruição da relação de Roiland com seu parceiro Dan Harmon.

Os problemas sempre foram ocultados até que as denúncias vieram a público fazendo os profissionais pedirem à Warner e falarem em off com a imprensa que o artista não tinha mais envolvimento proporcional ao seu status. Ou seja, nas três temporadas seguintes Justin Roiland era creditado como criador e escritor, mas não participou nem mesmo da concepção das temporadas. “Não teve uma presença criativamente significativa em nenhum das séries que levam seu nome”. revela o report.

Mesmo a gravação das falas de Rick, Roiland gravava de sua casa e enviava para a edição sem sequer estar no mesmo set com outros atores. “Ele acreditava que garantir os principais papéis de voz o protegeria de ser demitido um dia.” Não funcionou. Ele foi demitido e agora Rick & Morty, animação marcada por polêmicas e várias piadas politicamente incorretas, está num limbo sem sua principal voz.

 

Arquivos

Leia Mais
Cinco fatos de desenhos dos anos 60 que só notamos hoje