‘True Detective: Terra Noturna’ termina explicando o que precisa

"Lingua de Annie Koutuk" é o "Olho de Woller" (Dark) de série HBO

True Detective: Terra Noturna é uma série de mistério e como tal muita gente tem a expectativa que seu final explique tudo. Como se na vida não fosse repleta de pontas soltas. Depois de seis episódios em que Jodie Foster e Kali Reis interpretam duas detetives de Ennis, no Alaska, que precisam desvendar o que houve com um grupo de cientistas desaparecidos ao mesmo tempo que lidam com problemas familiares podemos dizer que a showrunner Issa Reis chegou onde True Detective precisava.

++ Leia também: temporada feminina de Fargo é a melhor da série

Como resumiu a sinopse oficial: “Quando a longa noite de inverno desce sob Ennis, Alaska, seis homens que operam a Estação de Pesquisa Tsalal Arctic desaparecem sem deixar vestígios. Para resolver o caso, as detetives Liz Danvers (Foster) e Evangeline Navarro (Reis) terão que enfrentar a escuridão que carregam em si mesmas e cavar as verdades assombradas que estão enterradas sob o gelo eterno.”

A lingua de Annie Koutuk, encontrada no primeiro episódio no laboratório, é o “Olho de Woller” (Dark) de série HBO. Muita gente acha que a série deveria haver algum argumento definitivo para o que nenhum personagem conseguiu explicar. O final da detetive Evangeline Navarro (Reis) tem o mesmo ponto. Mesmo com um pé no sobrenatural, a quarta temporada da franquia evitou exageros com o mundo espiritual mas deixou em aberto muitas coisas como esta explicacão embora Lopez tenha evitado confirmar se a série deixa pistas a respeito ou não. “Algumas das melhores histórias de Sherlock Holmes são aquelas em que ele vai embora depois de encontrar o assassino, encolhe os ombros e diz: ‘Bem, acho que nunca saberemos o que aconteceu’. Infelizmente, acredito que nem sempre podemos esperar a justiça cumprir seu papel. Muitas vezes, somos nós que temos que descobrir uma maneira de a justiça funcionar”, afirmou a showrunner.

True Detective: Terra Noturna teve uma fotografia naturalmente escura filmada em um continente onde por boa parte do ano a noite é eterna mas sem exagerar nas sombras. Mesmo sendo uma série quase cinica (“não sobrou nenhuma piedade em mim”, diz a Liz Danvers interpretada por Jodie Foster) e triste, soube trazer alivios e um final que faz seus personagens saborearem uma jornada que agrada o espectador. Bate aquele sentimento de querer uma sequencia que so cabe quando a historia é muito boa mas ja terminou.

Com atuações excelentes em todo elenco, a série conseguiu fazer jus a franquia, que estabeleceu uma marca dificil de ser batida mas que chega a pelo menos tres temporadas excelentes apesar da controversa segunda. Mais uma vez, podemos rever e tentar desvendar os mistérios novamente.

Nota: 10

Assista ao trailer de True Detective: Terra Noturna:

Os espisódios de True Detective: Terra Noturna assim como das temporadas anteriores estão disponíveis na HBO Max.

Arquivos

Leia Mais
Série de ‘Percy Jackson’ é o tributo perfeito