Manhãs de Setembro: a sensibilidade de uma trama familiar

Em tempos de tanto ódio, série mostra que só o que importa é o amor.

Um ano e três meses depois da brilhante 1ª temporada na Amazon Prime Video, Manhãs de Setembro retornou na última sexta-feira (23) reforçando o que tem de melhor. Mergulhando ainda mais na pluralidade e aceitação familiar, a série reflete aquilo que muitos negam: Não existe receita ou fórmula para o amor, ele simplesmente existe.

Atenção: Contém spoilers da 1ª temporada.

Na volta da viagem para Curitiba o carro de Leide (Karine Teles) quebra, e Cassandra (Liniker) precisa pedir ajuda de alguém que não vê há 10 anos: seu pai. Essa visita inesperada abre portas para a reaproximação, mas não sem antes reacender feridas e criar dúvidas sobre tudo que ela acreditava.

Se a 1ª temporada deixou subentendido que Cassandra tinha dificuldade em se relacionar com Gersinho (Gustavo Coelho) por causa de seu passado, a 2ª veio para se aprofundar nisso. Lourenço (Seu Jorge) não a hostiliza, mas insiste em chamá-la pelo nome de batismo. E já na primeira noite em sua cidade natal Cassandra sofre um ataque transfóbico de um antigo colega de escola, isso poucos instantes depois de ouvir de Leide que “é fácil ser mulher assim”.

Manhãs de Setembro traz Cassandra vivendo novas aventuras e desafios em sua vida
Manhãs de Setembro: série da Amazon Prime Video traz Cassandra vivendo novas aventuras e desafios em sua vida

Mas nem tudo é desgraça, apesar de muitas vezes parecer que sim. E mesmo com momentos em que se vê na pindaíba e questionando até seu amor por Vanusa, o que mais marca essa temporada de Manhãs de Setembro é o ponto de virada em que Cassandra se permite amar e ser amada. E é maravilhoso mostrar que uma família não precisa de moldes.

A temporada não é perfeita, tem até um episódio filler. Mas o enredo cativante e elenco estrelar repleto de participações pra lá de especiais são só parte da beleza da série. E os altos mais que compensam os baixos. A vontade é de falar um monte sobre essa série, mas aí corro sérios riscos de entregar mais spoilers do que devo.

A 2ª temporada de Manhãs de Setembro teve um episódio a mais e deixou um cliffhanger interessante para uma possível 3ª temporada, o que esperamos que aconteça. E com a 1ª temporada passando a ser exibida a partir das madrugadas de hoje (mais precisamente às 2:30h do dia 27) na TV Band, a série poderá ser vista por mais pessoas. Não é um horário muito acessível, verdade, mas é alguma coisa. Pois uma série que quebra paradigmas deve ser vista pelo máximo possível de pessoas.

Nota: 8,8

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
‘Frangoelho e o Hamster das Trevas’ é uma fofa aventura