A origem do “eu sei” de Han Solo

Resposta ao "eu te amo" da princesa Léia tem uma origem curiosa...

Quando Han Solo (Harrison Ford) diz “eu sei” ao ouvir um “eu te amo” da princesa Leia (Carrie Fisher) em Star Wars II – O Império Contra-Ataca, acabou criando uma declaração marcante para fãs da franquia. Afinal, ao invés de um tradicional “eu também te amo”, a resposta cheia de certeza se encaixa bem com o caçador de recompensas excessivamente confiante, carismático e charmoso que os fãs aprenderam a amar. Mas qual a origem dessa declaração?

++ Leia também: cinco fatos que desconhecíamos em Star Wars I – Uma Nova Esperança

Embora muitos fãs acreditem que se trate de uma inspiração de George Lucas a explicação é outra. Com planos da franquia fechar uma trilogia, Harrison Ford, então um ator já de sucesso e com muitos convites, não estava certo se gostaria ou poderia retornar para um terceiro filme. Foi quando ele e os produtores notaram que inicialmente a resposta do personagem era “lembre-se disto, Leia. Porque vou voltar”, prevendo um retorno triunfante de Han Solo (o que acabou acontecendo em O Retorno do Jedi).

Preocupado em não deixar um furo para os fãs e no arco do próprio personagem, o ator e os produtores concordaram em alterar a fala com uma sugestão do próprio Ford. Nada mais adequado, afinal, ele estava na cabeça de Han Solo o tempo todo e ninguém melhor para saber como ele reagiria a um momento tão emocionante. Hoje, o “eu sei” virou até mesmo meme e objeto de camisas e outros objetos licenciados da franquia.

Mas o que teria acontecido se Ford não retornasse? Até agora, ninguém respondeu a esta pergunta. Ainda bem…

Arquivos

Leia Mais
As 7 cenas mais sombrias de filmes de fantasia