Bela & a Fera: cinco coisas que você não sabia

Série de TV dos anos 80 marcou época com nova interpretação do mito

Você já ouviu falar de Bela & a Fera, série de TV? Em 1987, a inflação era algo comum no Brasil, o Flamengo era campeão brasileiro e o seriado era lançado nos Estados Unidos. Juntando uma certa Linda Hamilton com Ron Perlman trazia uma nova interpretação do conto de fadas em que ela era uma assistente social que descobria o líder de um grupo de rejeitados vivendo sob o esgoto.

++ Cinco fatos que você NÃO SABIA sobre os personagens de Thundercats

Bela & a Fera durou três temporadas e teve um fandom tão fiel que até um reboot foi gerado, mas sem o mesmo impacto cultural. Entre seus roteiristas estava até um certo George R.R. Martin… Listamos aqui mais cinco curiosidades sobre a série:

Que nem Hellboy

A maquiagem do Fera levava horas em Ron Perlman, que até hoje já coleciona personagens marcantes com muitos efeitos especiais. É possível conferir o material usado nesta página.

Princípios

Na série, Vincent, o Fera, era um intelectual e idealista o que ajudava a se aproximar ainda mais de Catherine (Linda Hamilton). Na vida real, Perman era mais parecido com Vincent do que muita gente poderia supor. Ele recebeu incontáveis ofertas para promover produtos com a maquiagem de seu personagem, mas recusou todas. “Ele não está aqui para ser explorado”, dizia.

Fera e a Bela

Apenas Ron Perlman apareceu em 55 episódios da série. E em segundo lugar estava Roy Dotrice (Jacob Wells), que era uma espécie de mentor e pai de Vincent. Dotrice esteva em  todos os episódios exceto Bela & a Fera: Julgamento.

Teve até gibi

A artista Wendy Pini foi a única autorizada a criar histórias em quadrinhos dos personagens, com enredos completamente originais. Houve mais gibis com adaptações de episódios que foram ao ar, mas somente Wendy pôde fazer coisas novas. Será que alguém já leu algum?

Por que acabou?

A série fazia bastante sucesso até que Linda Hamilton solicitou sua saída durante sua gravidez. Jo Anderson (foto acima) ocupou seu lugar como interesse amoroso de Vincent no papel de uma detetive e isso marcou maior interferência da CBS. A saída de Linda representou uma queda de audiência e com o sucesso de Três é Demais no mesmo horário, Bela & a Fera foi cancelada no meio da terceira temporada.

Arquivos

Leia Mais
‘Filler’ de ‘Miss Marvel’ traz pouca novidade e deixa ritmo cair