As 7 cenas mais sombrias de filmes de fantasia

Na TV e no cinema, todos temos nossos traumas em contos de fadas que tiveram momentos de terror

Toda criança é fã de fantasia em algum momento. Afinal, o gênero é repleto de momentos mágicos e incríveis que levamos com alegria na memória. Porém, todos os filmes e séries possuem aquele momento que deixou crianças muito assustadas e na dúvida se aquilo era fantasia ou… Filme de terror!

++ Leia também: Cinco filmes para assistir numa sexta-feira 13

++ Oito coisas que você não sabia sobre ‘Os Flintstones’

Com a ajuda do pessoal do Tor, listamos abaixo seis desses momentos espetaculares, mas horríveis para as crianças que foram fãs de fantasia. Será que você se identificou com algum?

Destruição da quarta parede

A História Sem Fim é um livro genial e um filme bacana que toda uma geração parava para assistir no SBT. O filme, inclusive, foi referenciado na última temporada da série Stranger Things, da Netflix. Mas tambem é repleto de momentos tristes como a destruição da quarta parede, como você pode ver no vídeo acima. Quantas crianças não pularam da cadeira e berraram: “cara, é verdade! Você tem que salvar eles!”

Boa parte da carga dramática vem da feição triste e melancólica da imperatriz (Tami Stronach) e do desespero de Atreyu (Noah Hathaway). “Por que, Bastian?”

A morte da mãe de Bambi

No Brasil, a gente fala pouco. Mas no geral, a cena em que a mãe de Bambi morre ainda é um trauma infantil, marcado pela incerteza do que aconteceu e a convicção de que pode ter sido o pior. Talvez o primeiro contato de muitas crianças com o conceito de morte.

O leviatã de Pinóquio

Sabe aquele momento em que você assiste um filme e percebe que você está mexendo suas pernas ou assustado com uma cena tensa? O momento em que uma enorme baleia aspira as àguas do mar para engolir Pinóquio e Gepeto, no clássico filme da Disney, é um dos exemplos dessa situação. Só me recordo de sentir isso em dois momentos: na infância assistindo este filme e na vida adulta com Gravidade, estrelado por Sandra Bullock.

O ataque dos macacos voadores em O Mágico de Oz

O Mágico de Oz tem diversos momentos assustadores, mas o que mais me aterrorizou sempre foi o ataque dos macacos voadores, criaturas que serviam a maligna Bruxa Malvada do Oeste. Até hoje, deve ter adulto com pesadelos com a cena acima.

A morte de Úrsula em A Pequena Sereia

Vale assistir o vídeo acima, mas vou dar um pequeno resumo: a antagonista de Ariel termina… Empalada! Ugh.

Morte de Artax

A gente já deixou claro neste post que A História Sem Fim foi um filme marcante, mas talvez um dos momentos mais tristes seja um dos menos comentados: a morte de Artax, cavalo de Atreyu no Pântano da Tristeza. Nos momentos em que estou de folga do POPOCA, assumo o papel de escritor e essa é uma das cenas que mais me inspira para escrever algo triste. Quem já teve um animal ou até mesmo um amigo em uma situação difícil demais para se recuperar já deve ter se identificado.

A morte voluntária (?) de Mommy Fortuna em O Último Unicórnio

Você talvez não se recorde do filme O Último Unicórnio, baseado em um livro de sucesso, de Peter S. Beagle. A produção contou com a voz original de Com vozes de Mia Farrow, Alan Arkin, Tammy Grimes, Jeff Bridges, e Christopher Lee.

Uma das piores cenas que já vi na vida envolve a personagem Mommy Fortuna que é devorada viva por uma espécie de harpia depois de chamar sua atenção para que aquilo acontecesse. Em suas palavras finais, lembra que capturou a criatura e viveria para sempre em sua memória. Assustador demais. “Ela teve o destino que escolheu há muito tempo”, diz o unicórnio.

E você, lembra de mais algum momento em filmes de fantasia como esses?

Curta a nossa página no Facebook e siga a gente no Instagram.

Arquivos

Leia Mais
‘X’ desfruta de hipocrisia do cinema norte-americano com sexo