Elizabeth Olsen as Wanda Maximoff and Paul Bettany as Vision in Marvel Studios' WANDAVISION exclusively on Disney+. Photo courtesy of Marvel Studios. ©Marvel Studios 2021. All Rights Reserved.

Wandavision #9: último episódio ou primeiro capítulo?

Nono episódio de série da Disney+ pode ser um encerramento de uma história, mas o início de outras. SPOILERS

Esta resenha do episódio 9 de Wandavision tem spoilers sobre o fim da série da Disney+. Só siga a leitura se você já assistiu ou não tem problemas em estragar qualquer surpresa que possa ter vendo pela primeira vez.

++ Todas as referências de Wandavision que você perdeu

Ao fim do episódio 8, já sabíamos que Wanda Maximoff (Elizabeth Olsen) é a Feiticeira Escarlate, um ser descrito no tomo negro (citado em Dr. Estranho) que possui pleno poder da magia do caos. Através dessa energia misteriosa, ela é capaz de alterar as probabilidades em seu favor além da telepatia, telecinésia e projeção de energia que a Sokoviana mais famosa do universo Marvel possui. O episódio 9 mostra o que ela fez com este conhecimento.

Não foi uma trajetória fácil até aqui. The Scarlet Witch Rises (A Feiticeira Escarlate se ergue, em uma tradução simples) é o cume de uma jornada em que Wanda perdeu o irmão, se juntou a uma equipe de super-heróis, acidentalmente, matou pessoas por engano e, por fim, assassinou sua única companhia para evitar um desastre que não foi capaz. Entre tantas tragédias, ter recriado toda uma cidade para viver sua própria vida feliz de sitcom existiu apenas para que ela pudesse saber quem realmente é. E qual a extensão de seus poderes.

Será que ela conseguiu?

Wandavision: episódio 9 é o clímax da trajetória de Wanda
Episódio 9 de Wandavision é o clímax da trajetória de Wanda (Elizabeth Olsen)

Descobrimos finalmente o que Wanda faria se tivesse a chance de consertar todo mal que fez. Apesar da compreensão de Monica Rambeau (Teyonah Parris), ela sabe que mesmo libertando os habitantes de Westview não tem como se manter livre das consequências e foge. A cena final da série indica que Wanda pode continuar sendo vítima… Dela mesma! Afinal, vemos duas Feiticeiras em um mesmo cômodo, mas será que uma delas está aprisionada ou se trata de uma Wanda de outro universo que está olhando seu próprio reflexo? Vale lembrar que o Dr. Estranho já havia indicado que é possível ver realidades paralelas em Vingadores: Guerra Infinita.

Visão (Paul Bettany) também tem a chance de discutir com seu próprio reflexo e trazer uma interessante discussão sobre o Navio de Teseu. Afinal, se há um visão reconstituído do nada com as memórias e outro reconstruído dos restos do Sintozóide, qual seria o verdadeiro? Como o sintozóide criado por Wanda cuidou de liberar todas as suas memórias e emoções para o reconstruído pela S.W.O.R.D., é justo imaginar que daqui para frente teremos só um Visão, mas será que ele é exatamente igual aquele que deixamos em Guerra Civil? Ou ele terá apenas as memórias e sem a emoção relacionada, como ocorreu nos quadrinhos?

O mais importante do capítulo divulgado nesta sexta-feira (5), é que não só não decepciona como faz jus a toda jornada de Wandavision. Mais do que isso, The Scarlet Witch Rises não é um fim. Mas um começo, para Wanda e todo universo Marvel.

Nota: 10

Confira o trailer do último episódio:

PS: Pela cena pós-créditos, Capitão Marvel 2 está a caminho.

PS 2: Adorei a roupa da Feiticeira! E vocês?

Arquivos

Leia Mais
House of The Dragon: a ascensão de Aegon II e do Conselho Verde