Wandavision: qual a diferença entre S.W.O.R.D. e S.H.I.E.L.D?

Agências do MCU podem entrar em conflito?

Wandavision já se firmou como uma série que irá reapresentar o universo Marvel nos cinemas (MCU) e sua fase 4 para toda uma geração de antigos e novos fãs. Entre as novidades, está o declínio da S.H.I.E.L.D. como agência mais importante dos enredos e o surgimento da misteriosa S.W.O.R.D. Mas afinal, as duas são tão diferentes assim?

++ Wandavision: qual o futuro de Pietro?

Em entevista ao ComicBook.com, o diretor de Wandavision Matt Shakman abordou as duas agências de espionagem. E todo processo de criação da S.W.O.R.D.:

“Oh, foi uma oportunidade super empolgante de construir uma agência totalmente nova. Começamos onde começamos praticamente qualquer coisa quando o projetamos; dizemos, ‘O que seria no mundo real?’ Então, vimos Cabo Canaveral, vimos a história das agências espaciais e como esses mundos eram e como eram. Em seguida, trabalhamos com nosso designer de produção, Mark Worthington, e designers de conceito e artistas de storyboard, e começamos a construir fora do mundo de SWORD”, explicou.

Wandavision: Monica Rambeau com o uniforme da S.W.O.R.D.
Wandavision: Monica Rambeau com o uniforme da S.W.O.R.D.

Em Wandavision, a S.W.O.R.D. é uma extensão da S.H.I.E.L.D. e uma nova agência porém focada em reagir a invasões alienígenas. A diferença entre as palavras que as siglas formam também representa uma mudança de conceito. Afinal, se “shield” era “escudo” e nomeava uma instituição focada em proteger, agora a “espada” quer poder atirar primeiro e perguntar depois.

“Nós realmente queríamos que parecesse fundamentado e real, para contrastar com a realidade do sitcom dentro do hex. Nós vimos filmes que acho que fazem isso muito bem – como A Chegada, por exemplo, e a base temporária que eles construíram em torno de suas anomalia extraterrestres foi um ótimo ponto de referência para nós. Imaginamos que o S.W.O.R.D. é exatamente a agência certa quando você tem uma anomalia radioativa; que eles estão acostumados a ir para planetas estranhos, terrenos muito difíceis. Então, aquela base temporária que nós construímos, foi baseado em unidades de resposta química biológica e radiológica existentes que estão por aí “, revelou o diretor.

De certo mesmo só uma coisa: S.W.O.R.D. e S.H.I.E.L.D podem coexistir. Então em algum momento, será que os executivos de ambas podem disputar algo entre si?

Arquivos

Leia Mais
‘Flash’ escala sua Supergirl