‘Turma da Mônica: Lições’ dialoga com a criança interior

Um filme para deixar o coração quentinho.

Com sua estreia adiada por mais de um ano por causa da pandemia, Turma da Mônica: Lições chegou aos cinemas em 30 de dezembro de 2021 e ao catálogo da Amazon Prime Video em 11 de março. O filme que dá sequência a Laços é também adaptação do segundo volume da trilogia de graphic novels escrita pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi. Foi o filme nacional de maior bilheteria desde a reabertura dos cinemas, e consegue ser melhor que o anterior.

A verdade é que se Laços toca nosso lado nostálgico, Lições fala diretamente com a criança interior. Mesmo daqueles que crescerem longe da turminha do Bairro do Limoeiro (se isso for possível). Isso porque como diz Tina (Isabelle Drummond) à Mônica (Giulia Benite) em certo momento: “Dá pra crescer sem deixar de ser criança.” E enquanto assistimos é fácil voltar à infância e se entregar a história, e aprender com ela.

Diferentemente do primeiro, não tive a oportunidade de ler a graphic novel de Lições antes de ver o filme. Mas de qualquer forma é impossível discordar da unanimidade de críticos, de que a sequência está mais madura. Tanto em termos de roteiro quanto de elenco. Sim, o quarteto principal cresceu. Mas crescer não significa exatamente amadurecer. Só que eles amadureceram, melhoraram sua técnica, sem perder a leveza.

As analogias e easter eggs estão muito melhores. Muito legal ver a fome insaciável de Magali (Laura Rauseo) associada a um transtorno de ansiedade, o que pode ajudar muitas crianças a lidarem com o assunto. E muito fofo ver Milena (Emilly Nayara) apresentando-a ao Mingau como um gatinho recém-resgatado e procurando por um lar. Cebolinha (Kevin Vechiatto) encontrando Humberto (Lucas Infante) na sala de espera da fonoaudióloga foi uma boa jogada, assim como Cascão (Gabriel Moreira) com Do Contra (Vinícius Higo) na aula de natação. Todas as inserções de novos velhos personagens foram bem boladas. E como já tivemos versões de Romeu e Julieta com a Turma da Mônica (em filme e em gibi), foi sensacional que a turminha encenasse a peça de Shakespeare no festival do bairro, e ainda a usassem para fazer seus pais perceberem o sofrimento que estavam causando com suas desavenças.

Daniel Rezende retorna como diretor, bem como Thiago Dottori no roteiro e dessa vez em parceria com Mariana Zatz. Há dúvidas se Lembranças, último volume da trilogia dos irmãos Cafaggi, também será adaptado para o cinema. O que já sabemos, com certeza, é que a turminha ganhará uma série no Globoplay com o mesmo elenco, ainda sem data de estreia prevista. Mas temos a promessa de um filme do Chico Bento, apresentado na cena pós-créditos. Até lá, assista e compartilhe com todos as belezas de Turma da Mônica: Lições.

Nota: 10

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
Falha em plugin tira Popoca e outros sites do ar