‘The Simpsons’ anuncia recast de personagens não-brancos

Depois de Mike Henry abrir mão de Cleveland Brown por vontade própria, a produção da clássica animação The Simpsons anunciou  uma nova chamada de vozes originais, um recast, para os personagens negros da série. A mudança acompanha os protestos pelo assassinato de George Floyd nos Estados Unidos e a exigência de mais sororidade na indústria audiovisual.

The Simpsons vai acompanhar o processo que Big Mouth e Central Park abriram. O objetivo é que somente pessoas negras interpretem personagens negros. “Daqui para a frente, The Simpsons não terá mais atores brancos interpretando personagens que não sejam brancos”, comunicou a produção em um posicionamento oficial. Vale lembrar que com essa afirmação, há um comprometimento com personagens asiáticos, árabes e latinos.

The Simpsons terá mudanças de dubladores que atinjam personagens que não sejam brancos

A situação é tão dramática que o indiano Apu, um clássico personagem do universo Simpson já foi tema… De um documentário! The Problem With Apu é um filme de 2017 que aborda justamente a situação.

O filme foi produzido pelo comediante Hari Kondabolu e desde seu lançamento, em 2017, o ator Hank Azaria parou de fazer a voz original do personagem assim como Henry. Embora o movimento do ex-dublador de Cleveland tenha sido espontâneo, Seth MacFarlane, o criador por trás de Family Guy, retwitou seu tweet, indicando alinhamento. Vale lembrar que Henry já até escreveu alguns episódios e co-criou The Cleveland Show com McFarlane. Ou seja, é uma artista branco dando identidade a um personagem de etnia negra.

Azaria, aliás, também faz as vozes de Carl Carlson, e o policial Lou, de Springfield, que é negro, além do latino Bumblebee Man (que costumamos enxergar como uma paródia de Chapolin por aqui). Ele não está sozinho. A esposa de Apu, Majula, é interpretada pela atriz branca Tress MacNeille, que já dublou outros personagens que não eram brancos.

Na esteira das mudanças, há quem não possa mais desfazer injustiças. Em Bojack Horseman, a atriz Alison Brie (Mad Men) deu vida à Diane Nguyen, uma jornalista com ascendência vietnamita. Ao longo da série, sua personagem tem interesse em suas raízes e chega a viajar para o Vietnã para pesquisar a respeito, mas tudo foi dublado por uma atriz branca. Raphael Bob-Waksberg se disse arrependido e afirmou que sua intenção era justamente escrever uma personagem que fugisse dos estereótipos, criando uma personagem asiática que não fosse definida só por sua raça. “Mas eu fui longe demais em outra direção”, lamentou no twitter. Talvez esta seja a chance de corrigirmos a rota.

Arquivos

Leia Mais
Brie Larson serve pipoca aos fãs
Gente como a gente: Brie Larson serve pipoca aos fãs em sessão de Capitã Marvel