“Atiraram no Pianista” investiga desaparecimento de Tenório Júnior

Filme sobre desaparecimento de um dos maiores pianistas da Bossa Nova estreia nos cinemas em 26 de outubro

Com estreia para 26 de outubro em todo o Brasil, a animação Atiraram no Pianista aborda o desaparecimento de um expoente da bossa nova na Argentina, justamente em um momento que o país decide seu próximo presidente entre um democrata e um líder da extrema-direita sul-americana.

A década de 1970 estava incendiando a América do Sul. A bossa nova fazia cada vez mais sucesso e ganhava o mundo, e a Argentina enfrentava o começo da ditadura, um dos períodos mais sombrios de sua história. Júnior, pianista que tocava com Vinícius de Moraes, desaparece em Buenos Aires em pleno golpe militar e nunca mais é encontrado.

Dirigido pelo vencedor do Oscar Fernando Trueba e pelo indicado Javier Mariscal, a animação acompanha Jeff Harris, um jornalista de Nova York que viaja ao Rio de Janeiro para escrever um livro sobre a Bossa Nova. Através de seu amigo João (voz de Tony Ramos), ele entra em contato com a história de Tenório Júnior, pianista que desapareceu na ditadura militar da Argentina há quase 50 anos e nunca foi encontrado. Harris mergulha em uma série de entrevistas para destrinchar o misterioso caso: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Milton Nascimento, Chico Buarque e dezenas de artistas dão seus depoimentos sobre sobre a relação com o artista e a influência dele suas músicas As viúvas de Vinícius de Moraes e Tenório também contam seus relatos, que ajudam a compreender a brutal ditadura argentina e legado interrompido de um dos maiores pianistas da bossa nova.

Atiraram no Pianista estreou na sessão de gala do Festival do Rio de 2023 e chega aos cinemas em 26 de outubro. Confira o trailer do filme:

Arquivos

Leia Mais
A Roda do Tempo: Rosamund Pike é Moiraine em prévia