Depois dos últimos anúncios, Star Wars teve algumas mudanças em sua linha do tempo que deixou os fãs um pouco confusos. Afinal, os lançamentos da Disney para a franquia não obedecem necessariamente a ordem dos acontecimentos dentro da cronologia do universo jedi. Ou seja, muitas vezes um filme que será lançado no futuro ocorre no período que antecede Uma Nova Esperança. Durante o painel do Star Wars Celebration, oficializaram como fica daqui para frente há muito tempo atrás em uma galáxia muito, muito distante…
++ Leia também: como assistir filmes e séries de Star Wars em ordem cronológica?
A equipe da Lucasfilm – que hoje existe como uma parte do grupo Disney – fez um anúncio oficial de como a linha do tempo Star Wars fica com os filmes que serão lançados. Você pode conferir na imagem abaixo (o texto continua depois da foto):
Ou seja, daqui para frente os acontecimentos funcionam nesta ordem:
O Amanhecer dos Jedi: 26 mil anos antes de Uma Nova Esperança, esta era foi contada nas histórias em quadrinhos da Dark Horse Comics. Vale lembrar que o POPOCA já entrevistou Heather Antos, editora da franquia nos gibis norte-americanos.
A Velha República: este período foi devidamente contado no homônimo MMORRPG (massively multiplayer online role-playing game), um game interativo em que os jogadores interagiam e inferiam no período. Ainda é possível jogar o The Old Republic pagando 14 dólares dos Estados Unidos por mês. Há outros jogos do gênero que já foram cancelados pela Lucasfilm.
A Alta República: Na ordem cronológica de Star Wars esta era se localiza de 350 a 50 anos antes da Saga Skywalker e centenas de anos depois da queda da Velha República. Foi contada através de livros da franquia.
A Queda dos Jedi: Também conhecido como o início da Saga Skywalker, este é o período que o Império ascende dentro da própria República e depois de assassinar (quase) todos os jedi. É esta era que engloba os filmes Ameaça Fantasma, Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith. Também inclui a animação A Guerra dos Clones, que se passa entre as duas últimas produções, assim como Tales of Jedi que explica um pouco do que acontece antes e depois dos filmes.
O Reinado do Império: Este é o momento que Palpatine e Darth Vader tomam conta de toda Galáxia com mão de ferro e sem uma resistência relevante depois de assassinarem (quase) todos os Jedi, no que ficou conhecido como O Grande Expurgo. É justamente aqui que se passa a animação The Bad Batch. A recente Kenobi também engloba justamente este período com Obi-Wan isolado e escondido em Tatooine de olho no pequeno Luke, filho de seu antigo pupilo.
A Era da Rebelião: Finalmente, nasce uma resistência à opressão do Império. Este é o período conhecido pelo lançamento dos filmes originais da franquia. Ou seja, Uma Nova Esperança, O Império Contra-ataca e O Retorno de Jedi além das produções Andor, Rebels, e Rogue One.
A Nova República: o Império caiu com a morte de Palpatine, pelas mãos de um moribundo Darth Vader, como vimos em O Retorno de Jedi. Agora, a Resistência reconstrói a República enquanto lida com os remanescentes do Império. Este período engloba as produções do streaming como The Mandalorian, O Livro de Boba Fett e Ahsoka.
A Ascensão da Primeira Ordem: Talvez o momento que uma geração inteira esperou. Finalmente, vemos um desfecho para amados personagens como Luke Skywlker (Mark Hammil), Leia (Carrie Fischer) e Han Solo (Harrison Ford). A animação A Resistência se passa neste período assim como O Despertar da Força, Star Wars: Episódio VIII – Os Últimos Jedis e Star Wars: Episódio IX – A Ascensão Skywalker.
A Nova Ordem Jedi: Este é o período que novos jedi são treinados após O Grande Expurgo e a galáxia vê novos cavaleiros sendo treinados para voltarem a defenderem o universo. Suas histórias foram contadas em quadrinhos, livros e devem reaparecer nos próximos filmes inclusive com o retorno de Rey (Daisy Ridley).
É possível ver livros ou quadrinhos com o selo Legends e ficar na dúvida. A Lucasfilm simplesmente não considera mais produções com este selo como canônicas, o que significa que não devem ser consideradas como parte da ordem cronológica oficial da série.
Um bom exemplo disso é o livro Star Wars – Darth Plagueis. Após a Disney comprar Lucasfilm o livro foi marcado como Legends, portanto não deve ser mais considerado como parte do universo Jedi.