‘Shogun’ é épica como ‘Game of Thrones’

Série, entretanto, tem seu próprio caminho pela frente. Romance homônimo veio antes

Shogun, o livro escrito pelo australiano James Clavell, surgiu muito antes da série de livros que gerou Game of Thrones. Enquanto o romance que se passa no Japão foi publicado em 1975, George R.R. Martin publicou A Guerra dos Tronos : As Crônicas de Gelo e Fogo apenas em 1996. Mesmo assim, ao se assistir os dois primeiros episódios de Shogun é possivel se empolgar como na série HBO. Afinal, ambas são épicos.

++ Leia também: Desafio Literário 2024

Mas a série Shogun vai percorrer um caminho diferente, logicamente. A produção do canal FX (no Brasil os episodios estão no Star+) tem menos personagens e abre mão do fantástico, tornando tudo mais épico do que fantasia. Esta é uma história em que só se morre uma vez e com muito, mas muito sangue pela frente. Também diferente de Game of Thrones, a série que estreou na semana passada tem a diversidade como uma grande força apostando em um elenco que fala japonês em boa parte dos episódios. Apesar disso, falha em trazer o português de Portugal quando evocado recorrendo ao inglês tradicional de produções norte-americanas.

O marinheiro britânico Jack Blackthrone (Cosmo Jarvis) naufraga no litoral japonês e encontra em seu conhecimento do que ocorre no outro lado do mundo uma forma de sobreviver e inverter a série de conflitos políticos e armamentistas locais ao seu favor. Para isto, ele conta com o líder japonês Lord Toranaga (Hiroyuki Sanada), que sabe que só a vitória para proteger o herdeiro do shogunato vai manter ele e seu feudo vivos.

Shogun tem atuações soberbas e cenas de ação dignas de Akira Kurosawa. De imperfeito apenas o espectador ter que esperar toda semana. Parece que um novo fandom vem ai…

Nota: 9

Confira o trailer de Shogun:

Arquivos

Leia Mais
Bridgerton: Regé-Jean Page não retorna para 2ª temporada!