Desafio Literário Popoca 2024

Se falhamos em 2023, este ano não falharemos!

No ano passado, por uma série de problemas com a nossa equipe não conseguimos emplacar o Desafio Literário 2023 na rotina do site. Pedimos mil desculpas mas resolvemos voltar este ano com força total! O Desafio literário 2024 do POPOCA é mais uma chance de você e outras pessoas se proporem a ler mais e participarem das discussões. Gostou? Se liga no que traremos este ano…

++ Leia também: Aumentando seu ritmo de leitura 

Confira os temas de cada mês:

Janeiro: graphic novels (sim, de novo)

Como mês do quadrinho nacional, janeiro recebeu no passado resenhas de graphic novels e vamos repetir o tema porque desde então tivemos ainda mais lancamentos. E adoramos o tema. Algumas sugestões para seguir:

Watchmen

Guadalupe

O Cavaleiro das Trevas – Quando Frank Miller redefiniu o Batman

Marvels

Reino do Amanhã definiu futuro distópico de heróis

O Espinafre de Yukiko e a ‘nouvelle mangá’

Sábado dos meus amores – retrato da brasilidade

Fevereiro: livros engraçados ou de comédia

Como esta época do ano sempre nos lembra do carnaval e da alegria de pular esta festa resolvemos falar sobre… Livros que nos façam rir. Vamos deixar de lado os que são tão ruins que causam este efeito e focar nos que são escritos para nos fazer gargalhar. Alguma sugestão?

Março: o terceiro de séries

No terceiro mês do ano, vamos abordar o terceiro livro de trilogias ou séries. Claro que O Retorno do Rei vai ser programado por aqui, mas tem mais coisa interessante vindo. Deixe sua dica logo abaixo.

Abril é o mês do livro

Desafio Literário 2020

No Desafio literário do mês de abril vamos falar de… Livros! Afinal, abril é considerado o “Mês do Livro”. E por que? É porque são comemoradas oficialmente três datas ao longo desse período. São elas: dia 2 é o Dia Internacional do Livro Infantil, já dia 18 é o Dia Nacional do Livro Infantil e, por fim, dia 23 é celebrado o Dia Mundial do Livro.

Por isso, vamos resenhar qualquer livros que tenhas como tema algum livro ou derivados como livreiro ou bibliotecário. Que tal?

Maio – Ficção Histórica

Qualquer livro que use momentos que aconteceram para narrar uma história – fictícia ou não – entra neste bolo. Nosso exemplo favorito é A Rede de Alice, de Kate Quinn, uma escritora com vários livros no gênero. Mas há outros como O Canalha, de Chico Anysio.

Junho – autores asiáticos ou de etnia asiática

Como junho é o Mês em que se celebra o Dia da Imigração Japonesa vamos aproveitar para falar de todos os autores que nasceram na Ásia ou possuem etnia asiática. Prepare-se para muitas recomendações e novidades.

Julho – Livros com personagens “reais” de mitologia

Uma moda que o mercado editorial no Brasil e no mundo está adorando são romances recontando histórias de mitologia grega mas isso existe há muito tempo. Além dos recentes livros de Madeline Miller temos Marion Zimmer Bradley e As Brumas de Avallon.  Ou o nacional Os Doze Trabalhos de Hérculos e o Minotauro, de Monteiro Lobato. Seja qual for, se tiver deuses ou heróis de mitologias está valendo.

Agosto – Livros sobre mortxs

Qualquer livro cujo protagonista ou um dos personagens que aparece já morreu está dentro deste mês. O exemplo mais óbvio talvez seja Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis. Certamente, há outros exemplos, especialmente biografias de personagens que já não estão entre nós ou outros livros de não-ficção. Qual você sugere?

Setembro e o alzheimer

Como no dia 21 deste mês se comemora o Dia Mundial da Doença de Alzheimer e Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer, vamos resenhar livros que falem da doença ou ainda de algum tipo de problema envolvendo a memória como amnésia. Como, por exemplo, os livros de Robert Ludlum A Identidade Bourne e A Supremacia Bourne.

Outubro é o mês das crianças

Como outubro ocorre o Dia das Crianças, vamos falar de livros infantis com o objetivo de ajudar mamães e papais a escolherem os melhores livros para divertirem os babies/crianças/adolescentes da casa. Qualquer coisa de infanto-juvenil para baixo anda valendo, inclusive os classicos.

Novembro – Mês de Autores Pretos

Escritores afrodescendentes não tiveram espaço ao longo dos últimos anos e por isso a gente gosta de repetir novembro como um mês que só autoras e autores pretos valem. Pode ser ficção ou não-ficção mas o importante é divulgar mais livros pretos, sejam nacionais ou não. Você sugere algum?

Nossa lista será de sugestão de autores:
1 – Conceição Evaristo
2- Octavia E. Butler
3- Alice Walker
5- Luvvie Ajayi
6- Maya Angelou
7- Chimamanda Ngozi Adichie
8- Elizabeth Alexander
9- Ondjaki
10- Machado de Assis
11- Carolina Maria de Jesus
12- James Baldwin
13- Ale Santos

Dezembro: livros-reportagem

Um tema de recorte de não-ficção que vale a pena ler: livros-reportagem. Ou seja, livros escritos de forma jornalística sobre qualquer assunto de A Sangue Frio, de Truman Capote, ao recente nacional Longe do Ninho, de Daniela Arbex.  Estamos ansiosos para ouvir as sugestões de vocês.

 

Arquivos

Leia Mais
Titãs: teaser mostra Dick & o Exterminador