Resumão Oscars 2020

Aquele resumo que você não precisava, mas a gente faz mesmo assim.

A cerimônia do Oscar está chegando, no dia 9/2 às 22hs (horario de Brasília) para ser mais preciso. Mais uma vez sem um mestre de cerimonias, o evento vai premiar os melhores(?), digo, os filmes que mais agradaram a Academia em 2019.

Aqui vão os principais concorrentes:

FORD VS FERRARI

Concorrendo a: Melhor Filme, Edição de Som e Mixagem de Som. Dirigido por James Mangold (Logan) e estrelado por Matt Damon, Christian Bale e Jon Bernthal.

Tem alguma chance? Não. Ninguém viu, ninguém liga. O filme não é ruim, mas claramente só está indicado por marketing.

O IRLANDÊS

Concorrendo a: Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Al Pacino e Joe Pesci), Melhor fotografia, Melhor Figurino, Melhor Direção (Martin Scorsese), Melhor Montagem (edição), Melhor Design de produção, Melhores Efeitos Visuais (hahahahahahahahaha), Melhor Roteiro Adaptado.

Provavelmente um dos piores filmes do Scorsese (o que já o deixa acima da média, fazer o que… o cara é bom), O Irlandês ficou conhecido como o filme mais longo que toda a trilogia de Senhor dos Anéis junto com o Hobbit.

Vemos aqui o poder do marketing a todo vapor na Academia. Um monte de nomes conhecidos, declarações polemicas e um efeito de rejuvenescimento bem esquisito renderam o segundo maior número de indicações este ano (10).

Tem alguma chance? Gostaria de dizer que não, mas o marketing fala bem alto. Acredito que Joe Pesci é a única indicação realmente merecida e com chance de ganhar.

JOJO RABBIT

Concorrendo a: Melhor filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Scarlett Johansson), Melhor Figurino, Melhor Montagem, Melhor Design de Produção, Melhor Roteiro Adaptado.

Estreia no Brasil no fim de semana do Oscar, é difícil falar sobre esse filme em primeira mão. Até o momento temos apenas as reações dos críticos gringos e parece consenso que o diretor Taika Watiti (Thor:Ragnarok) consegue trazer diversão e originalidade para o Oscar.

Para quem não sabe, o filme conta a história de um garoto tem como amigo imaginário Adolf Hitler (interpretado pelo próprio Taika Watiti) durante a época da Alemanha Nazista.

Tem alguma chance? Scarlett Johansson (que foi indicada duas vezes este ano) como atriz coadjuvante tem chance apesar da Laura Dern (História de um Casamento) ser a favorita. Roteiro Adaptado também tem bastante chance assim como figurino. Vamos ver!

CORINGA

Indicado a onze Oscars! Melhor Filme, Melhor Ator (Joaquim Phoenix), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Direção (Todd Philipps), Melhor Montagem, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Roteiro Adaptado.

O filme de herói mais lucrativo da história (segundo a Forbes) mostra que com marketing e polemica se chega longe na Academia. Coringa divide opiniões, ganhou críticas positivas aqui mesmo, mas possui sérios problemas em diversas áreas.

Tem chance? Não. Dos 11 Oscars que disputa apenas Joaquim Phoenix deve levar a estatueta. A fotografia e trilha sonora são outros pontos fortes do filme e merecem suas indicações, mas acredito que outros filmes da lista sejam favoritos.

ADORÁVEIS MULHERES

Concorrendo a: Melhor Filme, Melhor Atriz (Saoirse Ronan), Melhor Atriz Coadjuvante (Florence Pugh), Melhor Figurino, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Adaptado.

Filme extremamente competente traz uma boa adaptação do clássico. O fato de ter sido escrito e dirigido por Greta Gerwig (Lady Bird) trouxe uma delicadeza para atuação das atrizes que foi esnobada pela Academia. Merece ser visto apesar de acabar sendo “mais um filme de época”.

Tem chance? Talvez melhor atriz, apesar da favorita ser René Zellweger (Judy) e Roteiro Adaptado. Filme de época sempre tem chance em figurino, mas há outros na lista. Não seria surpresa se ganhasse, mas não dá para dizer que é favorito.

HISTÓRIA DE UM CASAMENTO

Concorrendo a: Melhor Filme, Melhor Atriz (Scarlett Johansson), Melhor Ator (Adam Driver), Melhor Atriz Coadjuvante (Laura Dern), Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Roteiro Original.

Pelas indicações já dá para perceber o ponto forte do filme. Com uma pegada que lembra Woody Allen, História de um Casamento mostra com delicadeza as dificuldades da separação e divórcio quando se tem um filho pequeno envolvido. Não há exageros desnecessários no enredo e os atores estão excelentes.

Tem chance? Laura Dern parece ser a favorita pois também fez um excelente trabalho em Adoráveis Mulheres e a Academia gosta de premiar por conjunto de obras de vez em quando. Roteiro Original também é uma categoria bem disputada este ano, quem sabe?

1917

Concorre a: Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Direção (Sam Mendes), Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhores Efeitos Visuais, Melhor Roteiro Original.

1917 é o meu filme favorito no ano. A fotografia é fenomenal e Sam Mendes consegue montar uma história extremamente humana no meio da Primeira Guerra Mundial sem fazer nenhum “corte” de forma óbvia no filme. O espectador fica com a impressão de que tudo é feito de forma sequencial sem pausas. É tecnicamente maravilhoso, esse filme sim merece ser visto no cinema (ao contrário do Irlandês… desculpa Scorsese).

Tem chance? Todas. Das categorias que disputa acredito que só não seja favorito em Cabelo e Maquiagem e melhor roteiro original, apesar de ter chance de ganhar nelas também. Não é sempre que um filme consegue equilíbrio entre ser um espetáculo visual cinematográfico e contar uma história que te mantém sem fôlego durante todo o tempo.

ERA UMA VEZ… EM HOLLYWOOD

Concorre a: Melhor Filme, Melhor Ator (Leonardo de Caprio), Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Direção (Quentin Tarantino), Melhor Design de Produção, Melhor Edição de Som, Melhor Mixagem de Som, Melhor Roteiro Original.

Tarantino mais uma vez faz uma revisão histórica. Através da jornada do ator Cliff Dalton (DiCaprio) e seu segurança/faz tudo Cliff Booth (Pitt), o filme mostra uma Hollywood do final da década de 70, provando que ser saudoso sobre a indústria agrada a Academia, mesmo que seja um dos filmes mais fracos do diretor.

Tem chance? Brad Pitt é o favorito para ator coadjuvante. A Academia gosta de premiar “conjunto da obra” e ele, apesar de já ter apresentado performances geniais, nunca ganhou como ator. Melhor roteiro original está uma categoria bastante disputada portanto também há alguma chance aí.

PARASITA

Concorre a: Melhor Filme, Melhor Direção (Bonn Jonn Ho), Melhor Montagem, Melhor filme em língua estrangeira, Melhor Design de Produção, Melhor Roteiro Original.

A produção Sul-Coreana mostra a diferença entre classes sociais de forma instigante. O Elenco ganhou prémio no SAG Awards, carimbando a excelente qualidade do filme como um todo. Certamente um dos melhores do ano.

Tem chance? O prêmio de Melhor filme em Língua Estrangeira é barbada. Não é favorito em outras categorias, mas tem alguma chance como Melhor Direção (não muita). Melhor Roteiro também está bem disputado… será?

MENÇÕES HONROSAS QUE NÃO ESTÃO DISPUTANDO MELHOR FILME

DOIS PAPAS

Dirigido pelo Brasileiro Fernando Meirelles, o filme disputa Melhor Ator (Jonathan Price) e Melhor Ator Coadjuvante (Anthony Hopkins). O filme traz uma importante visão sobre diferentes filosofias dentro da Igreja e a importância de entender sua história e as mudanças necessárias nos dias de hoje.

Não tem muita chance de ganhar, mas as indicações trazem uma merecida atenção pare esta ótima produção.

O ESCÂNDALO

O filme baseado na história real dos escândalos de abuso sexual ocorridos na FOX NEWS. Mesmo sendo uma história bombástica, o filme peca por ter sido escrito e dirigido por homens e acaba falhando em não saber gerar o impacto necessário. Charlize Theron e Margot Robbie estão indicadas como Melhor Atriz e Melhor Atriz Coadjuvante respectivamente.

JUDY

René Zellweger ganhou o SAG Awards por sua interpretação de Judy Garland (o que a torna a favorita para o Oscar). Apesar de toda a pompa pelo prêmio, o filme acaba sendo “chapa branca” e evita os pontos mais polêmicos da vida da atriz e a pressão sofrida durante sua adolescência nos estúdios da MGM.

UM LINDO DIA NA VIZINHANÇA

Tom Hanks (indicado por Melhor Ator Coadjuvante) mostra uma excelente performance como Fred Rogers, o apresentador do programa infantil MisteRogers’ Neighbourhood que foi ao ar de 1968 à 2001. Acredita-se que o filme só não fez mais sucesso porque o marketing deu a impressão de se tratar de um filme biográfico, mas na verdade é um roteiro original.

A produção conta a história de um jornalista que está passando por problemas pessoais e familiares sérios e é chamado para escrever um artigo sobre Fred Rogers. É um filme muito bonito sobre o impacto que ações positivas podem ter no mundo.

ENTRE FACAS E SEGREDOS

Escrito e dirigido por Rian Johnson (O Último Jedi), o filme concorre a Melhor Roteiro Original. É uma trama de mistério no estio Agatha Christie, mas que também consegue trazer interessantes comentários sociais. É um dos filmes mais divertidos do ano e a trama é perfeita. O filme também conta com excelentes atuações de Ana de Armas, Daniel Craig e Chris Evans.

DEMOCRACIA EM VERTIGEM

Documentário brasileiro de Petra Costa conta os bastidores do Impeachment e a prisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De forma honesta e crua Petra consegue passar com precisão e honestidade a sequência de eventos sem fugir da própria história (pois sua família fundou uma das empreiteiras responsáveis pelo coração da corrupção no Brasil) nem poupar críticas relevantes ao governo PT.

Merece a indicação e torcemos para que ganhe a estatueta. Deveria ser obrigatório assistir o documentário antes de tirar o título de leitor.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O Oscar mais uma vez esnoba produções de negros e mulheres. Lupita Niongo e o filme Nós mereciam mais atenção. Greta Gerwig poderia ter sido indicada também, afinal a categoria conta com Scorsese e Tarantino fazendo trabalhos bem autoindulgentes e aquém de suas capacidades. Se é para indicar alguém de nome só por indicar, por que não variar a categoria e trazer atenção para quem está construindo a carreira?

Não é a primeira vez (e dificilmente a última) que a Academia passa por isso, mas continuamos na torcida.

E você? Quais filmes você acha que merecem a estatueta este ano?

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