O melhor de 'Democracia em Vertigem' é justamente sua imparcialidade
O melhor de 'Democracia em Vertigem' é justamente sua imparcialidade

NY Times indica Democracia em Vertigem entre melhores de 2019

Democracia em Vertigem foi indicado pelo jornal New York Times como um dos melhores filmes de 2019 até agora. O documentário da cineasta brasileira Petra Costa explica todo cenário que culminou com o impeachment da presidente Dilma Roussef, através do financiamento de grupos privados, e culminou com a eleição de Jair Bolsonaro, através de um discurso de ódio e destruição do melhor momento do País em décadas.

De acordo com o veículo norte-americano, Democracia em Vertigem “analisa a política brasileira —dois presidentes recentes em desgraça, o atual inclinando ao autoritarismo— a partir do ponto de vista indignado da cineasta Petra Costa.” Nos Estados Unidos, o filme está pode ser visto tanto pela internet quanto em salas de cinema. Não há previsão que o mesmo ocorra no Brasil.

Petra é neta de um dos fundadores da empreiteira Andrade Gutierrez, que se beneficiou de diversas obras nos últimos séculos e teve papel decisivo no escândalo da Lava-Jato. Filha de dois militantes de esquerda presos durante a ditadura militar (1964-1985), a diretora votou em Lula no pleito que o elegeu, se decepcionou com alianças feitas nos governos petistas, mas se chocou com a vitória de Jair Bolsonaro no ano passado.

O NY Times pontua ainda a resenha de um crítico que afirma que o filme é “uma crônica da traição cívica e do abuso de poder, e também da mágoa.”

Arquivos

Leia Mais
‘Acorda, Carlo!’ é uma delícia de doideira