‘Acorda, Carlo!’ é uma delícia de doideira

Fantasia acerta no tom de sátira social.

Divulgada como uma nova animação dos criadores de Irmão do Jorel, Acorda, Carlo! estreou na Netflix em 6 de julho. E mesmo reconhecendo a ótima estratégia de marketing, adianto que o desenho se sustenta sozinho.

Carlo (Gustavo Pereira) é um garoto cheio de amigos na Ilha da Diversão Sem Motivo. Mas durante uma brincadeira de esconde-esconde cai num sono mágico por 22 anos. Quando acorda, seus amigos são adultos, não se lembram dele, e o lugar não é nem sombra do que era. Agora Carlo precisará da ajuda de seus amigos na busca pelas memórias e da diversão.

Se em um primeiro olhar a impressão é de uma animação infantil, isso muda quando você começa a assistir. Não que crianças não possam assistir Acorda, Carlo!. Podem, e certamente vão amar a história e piadas visuais. Mas é um daqueles desenhos que proporciona experiências diferentes para crianças e adultos, pois estes últimos estarão mais preparados para entender as críticas sociais e politizadas.

A Ilha das Decisões, por exemplo, é uma ótima síntese do mundo adulto. Principalmente na Zona de Conforto onde vive Alberto (Andrei Duarte), melhor amigo de infância de Carlo. Neste lugar nada é questionado, pessoas são incentivadas a deixarem suas lembranças para trás, diversão é repreendida e juventude é exaltada. Todos precisam se reprimir para se encaixar num padrão aceitável.

Mas quando Carlo acorda tudo começa a mudar. O menino fofo e engraçado também é disruptivo, e acaba sendo perseguido. Ajudado por Alberto e Tatiana (Julia Cartier Bresson), uma pomba ranzinza, Carlo faz uma jornada quase profética para restaurar a ilha ao que era. Ao mesmo tempo em que ajuda seus amigos e as pessoas por onde passam a serem elas mesmas.

O mundo de Acorda, Carlo! também é maravilhoso, uma explosão de brasilidade. Em entrevista ao NerdBunker o criador Juliano Enrico comentou que esse universo vem ganhando elementos desde 2007. O resultado é uma bela mistura visual e sonora do que há no Brasil de norte a sul, dando chance a todos de se reconhecerem ali.

A 1ª temporada de Acorda, Carlo! possui 13 episódios com média de 20 minutos. Os roteiros foram escritos por Enrico em colaboração com Valentina Castello Branco, Arnaldo Branco, Federico Nicolai, Lucas Pelegrineti, Carolina Reis, Elena Altheman, Vitor André entre outros. A renovação ainda não foi confirmada, mas esperamos que logo seja.

Nota: 8,5

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
Ms. Marvel vem aí
Diretora comenta impressões sobre ‘The Marvels’