Cinco séries protagonizadas por crianças

Para crianças de todas as idades.

Dizem que cada um tem uma criança interior, ou, pelo menos, deveria ter. Afinal, quem consegue manter a leveza e a esperança mesmo nos momentos mais difíceis certamente vive melhor. E é por isso que nesse 12 de outubro trago essas séries protagonizadas por crianças. Não necessariamente séries infantis, mas que falam diretamente com a criança que vive em nós. Bora ver quais são?

Stranger Things


3 temporadas. 4ª temporada em 2022. Netflix. Certo, o elenco já não é mais criança há um tempo. Mas a série criada pelos irmãos Duffer reverencia os clássicos filmes da década de 1980 que tantos de nós cresceram assistindo. Além disso, mostra como é importante que crianças tenham liberdade para se expressar e desenvolver todo o seu potencial. Alguns adultos tendem a esquecer disso. Enfim, uma série envolvente que não nos deixa esquecer da criança que fomos um dia.

Anne With an “E”


3 temporadas. Finalizada. Netflix. Embora a série finalize com a protagonista indo para a faculdade, Anne (Amybeth McNulty) permanece em nossa memória como a menina que gosta de enfatizar as coisas boas. Apesar de um início de vida difícil, ou talvez por isso mesmo, estava sempre admirando a beleza da natureza e sonhando com histórias. Mas também não suportava injustiças e se recusava a ficar quieta ao ver uma. Impossível não amar essa bela adaptação dos livros de L. M. Montgomery.

Young Sheldon


5ª temporada em andamento. HBO Max e Globoplay. Com um estilo um pouco diferente de sua série mãe, o spin off de The Big Bang Theory mostra a infância de Sheldon Cooper (Iain Armitage). Com narração de Jim Parsons (o Sheldon original), a série acerta em desmistificar um menino gênio. Afinal, todo mundo já foi zoado por irmãos e/ou colegas, tem pais que não o compreendem mas querem o seu melhor, e uma vozinha que faz tudo pra agradar. Um sitcom leve, que mostra que todo mundo sempre tem algo a aprender.

Rainsing Dion


1 temporada. 2ª temporada em breve na Netflix. Inspirada nas HQs de Dennis Liu (sem publicação no Brasil), a série mostra os desafios de uma mãe recém-viúva ao criar um filho com superpoderes. Além de encantadora e envolvente, a série é um show de diversidade. Afinal, é difícil ver tramas dramáticas familiares com protagonistas negros. O que leva a série a trazer algumas críticas sociais, mas sem perder o foco em construir uma boa narrativa e uma mitologia verosímil em torno dos poderes de Dion (Ja’Siah Young).

Acima de tudo, a série mostra como algumas crianças precisam lidar com muitas responsabilidades desde muito cedo.

Sweet Tooth


1 temporada. Renovada. Netflix. Inspirada nas HQs de mesmo nome de Jeff Lemire (publicadas no Brasil pela Panini), a trama se passa em um mundo em que boa parte da vida humana foi devastada por um vírus. E junto com os primeiros casos do vírus começaram a nascer crianças com traços de animais. Tidas por uns como benção, e por outros como maldição.

++ Leia também: Sweet Toth: a melhor série da Netflix em 2021?

A série mostra como nem mesmo uma criança inocente está a salvo da ignorância e da ganância do ser humano. E também como talvez só as crianças podem nos fazer ter esperança de construir um mundo melhor.

Conhece mais alguma série protagonizada por crianças que vale a pena assistir? Deixe nos comentários, e talvez façamos uma segunda parte desse post.

Arquivos

Leia Mais
Spoiler Alert