‘Ron Bugado’ é uma aula sobre como sair da bolha

Porque amizade não cabe em um algoritmo.

Existe algo valoroso em uma animação que não subestima a capacidade de entendimento das crianças, mesmo que seu enredo pareça bobo a primeira vista. Esse é o caso de Ron Bugado (Ron’s Gone Wrong), longa de animação que chegou ao Disney+ em 18 de fevereiro. 

Os B-Bots são a última palavra no que diz respeito a Inteligência Artificial. Criados para ajudarem as crianças a fazerem amigos, eles se tornam imprescindíveis para uma infância feliz. O único que não tem um é Barney (Jack Dylan Grazer), um garoto de 11 anos que vive com o pai Graham (Ed Helms) e a avó Donka (Olivia Colman). Mas ele quer tanto um que seu pai e avó compram um B-Bot avariado em um beco. E é com esse robô defeituoso que Barney aprenderá grandes lições.

Se as situações causadas pelos defeitos do robozinho Ron (Zach Galifianakis) e as tiradas da avó garantem risadas por todo o filme, também são personagens responsáveis por alguns aprendizados. Mas o melhor dessa história é que Barney precisa ensinar Ron a fazer aquilo para o que ele deveria estar programado: amigos. Só que o menino é tão sozinho que é tentando ensinar Ron que ele vê que alguns de seus conceitos estão errados.

Amigos não são apenas pessoas que gostam do que gostamos. Afinidades são necessárias, claro. Mas não dá pra achar alguém que seja 100% compatível, embora seja o que cada vez mais as pessoas venham procurando nas redes sociais. E foi uma decisão belamente irônica chamar a empresa criadora dos B-Bots de Bolha, já que cada vez mais o mundo virtual vem fazendo as pessoas se dividirem em bolhas. As lojas e executivos fazem referências bem fáceis de reconhecer.

A exemplo de A Família Mitchell e a Revolta das Máquinas, indicado ao Oscar de Melhor Animação desse ano, Ron Bugado traz críticas bastante pontuais sobre o uso que temos feito da tecnologia. Principalmente ao vício que as crianças vêm mostrando sobre os dispositivos digitais, que já não sabem se divertir fora das telas e se preocupam com seus status. Mas também não têm um exemplo melhor em casa. Logo no início filme há uma cena em que Graham diz que não quer Barney viciado em aparelhos, e diz isso esticando os olhos para ler uma mensagem que acabara de chegar. Garanto que muitos irão se identificar.

Ron Bugado marca a estreia do estúdio de animação Locksmith, em parceria com a 20th Century Studios. Foi escrito por Peter Baynham e Sarah Smith, a última também dirigiu junto com Jean-Philippe Vine e Octavio E. Rodriguez. É um filme que vai divertir e lembrar algo especial para toda a família, com uma cutucada particular para os adultos.

Nota: 8

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
O Método Kominsky
O Método Kominsky é a série que você precisa ver