Disney pode perder exclusividade dos direitos sobre Mickey

Em menos de dois anos o ratinho mais popular do mundo cairá em domínio público

Falta menos de dois anos para o simpático Mickey Mouse cair em domínio público e a Disney não poderá impedir que artistas e produtoras usem o personagem em outras produções, segundo a lei norte-americana. Obviamente, algo pode mudar até 1 de janeiro de 2024, data-limite quando o personagem passa a não ter mais exclusividade. A ressalva não é gratuita… A empresa já fez lobbies agressivos para esticar o prazo e mudar a lei anteriormente com sucesso. Mas parece que dessa vez vai, segundo o Comic Book.com.

++ Leia também: Cinco animações que mudaram o jeito de fazer humor na TV

A primeira aparição de Mickey data de 1928, quase cem anos atrás. Em 2024, 95 anos depois, o personagem poderia ser usado por empresas do mundo inteiro para contar outras histórias ou até mesmo filmes nada Disney. Quando o Ursinho Puff entrou em domínio público não tardou para fazerem um… Filme de terror com o personagem! A mudança, porém, não atingiria personagens gerados a partir de Mickey o que deixa restrito, por exemplo, a ratinha Minnie ou até mesmo o Pateta.

Quando o curta-metragem Steamboat Willie foi lançado, a lei norte-americana previa 56 anos para que um personagem entrasse em domínio público. Originalmente, a lei foi feita para garantir que autores aproveitassem suas obras mas no caso da Disney a preocupação é garantir que esses direitos jamais expirem. Afinal, uma marca pode viver por séculos mas não um escritor ou um desenhista. Sem ter exclusividade sobre seu mais importante personagem, restaria a Disney explorar seu imenso universo e ignorar as eventuais distorções que Mickey poderia sofrer. Não é fácil…

Arquivos

Leia Mais
4filmes lança curta durante pandemia