Netflix e Marvel
Netflix e Marvel

Como a Netflix contra-ataca a Marvel e cria seu universo de supers

Netflix e Marvel tiveram uma parceria para lá de bem sucedida. As séries  Demolidor e Jessica Jones marcaram esta década tanto quanto os filmes de X-Men 1 e Homem-Aranha 1 carimbaram a anterior. Luke Cage chegou a afetar os servidores da plataforma de streaming, segundo produtores. Porém, tudo chegou ao fim com cada empresa indo para cada lado por um motivo simples: se tornaram concorrentes.

Afinal, com a Marvel indo para a Disney terá sua própria plataforma de streaming: a Disney+, assegurando uma forma poderosa de manter a narrativa audiovisual do Marvelverso. A empresa tem até comemorado o retorno dos direitos de algumas franquias. E como a Netflix tem se preparado contra isso? Consolidando e criando seu próprio fandom.

Netflix e Marvel: Code 8 é um exemplo de como a primeira vê a segunda como concorrente
Netflix e Marvel: Code 8 é um exemplo de como a primeira vê a segunda como concorrente

E 2020, a plataforma de streaming lançou dois filmes relevantes: The Old Guard e Code 8: Renegades. Duas jornadas com potencial de virarem franquias e jeito de quadrinhos (a produção estrelada por Charlize Theron é adaptação de uma). Temos superpoderes, mundos inconfundíveis e até mesmo a chance de trocarmos atores e ainda termos um universo a explorar. Soa familiar? Nos dois casos, a história não acaba no filme, gerando possíveis debates sobre vários detalhes. E, claro, a presença de astros que garantem que chamem a atenção.

Lembre-se: a Netflix não funciona numa lógica que o mundo de entretenimento está acostumado. A sua lógica de relação com seus fãs tem mais a ver com um programa de sócio-torcedor de um clube de futebol do que com comprar ingresso para o cinema. Ou seja, interessa a plataforma que seus assinantes continuem por lá ou retornem ao serviço. Por isso, é tão importante que ter produções que gerem sempre novas histórias e renovem seus interesses pelo mesmo universo, que só encontra ali. Além de filmes, a plataforma também já garantiu sua dose de universo fantástico com produções como Ragnarok e Locke & Key. Tudo exclusivo.

A relação de Marvel e Netflix entra em um universo cada vez mais recorrente no mundo nerd. Não são mais só quadrinhos (como no século 20) ou só cinema (como na década passada) … É tudo ao mesmo tempo agora. E se você não tiver histórias poderosas, seus usuários irão assinar outro serviço, seja de um gibi ou não.

Arquivos

Leia Mais
Do que eu falo quando eu falo de corrida, de Haruki Murakami