‘Are You Willing to Die for the Cause?’ aborda era sombria do Canadá

Chris Oliveros. Guarde esse nome

Are You Willing to Die for the Cause? (algo como “Você está disposto a morrer pela causa?”) é uma Graphic Novel de Chris Oliveros e uma história realmente empolgante sobre o movimento separatista em Quebec e suas consequências. Desde Joe Sacco, não encontrava um exemplo tão bom de quadrinhos e jornalismo. Curiosamente, também envolvendo violência.

++ Leia também: Maus: um cânone das Graphic Novels

++ Participe do Desafio Literário 2024

Como uma resenha do nosso desafio literário de 2024, Are You Willing to Die for the Cause? ainda não chegou ao Brasil e pode ser que não gere interesse pelo assunto ocupar pouco o noticiario nacional. Porém é no ritmo de Oliveros e na sua capacidade de usar ficção para contar fatos e fatos para contar ficção que a graphic novel torna-se mais interessante. Aprender um momento-chave da historia é o extra.

O movimento pela independência do Quebec (em francês: Mouvement souverainiste du Québec) são movimentos políticos múltiplos e multilaterais que exigiam a soberania da província canadense do Quebec, cuja população é Cerca de 80% descendente de franceses e francófona. Além de em sua maioria católica enquanto população canadense em sua maioria é protestante e utiliza o idioma inglês. Em 1969 ocorreu o reconhecimento e a oficialização da língua francesa no Quebec. Onze anos depois ocorreu um plebiscito para ocorrer o separatismo do Quebec, porém a maioria da população votou contra.

Entre este periodo, Are You Willing…? aborda as gotas d’Água que levou a atos de terrorismo com bombas, assaltos a mão armada e treinamento militar. Com um ritmo ágil e uma arte agradável, Oliveros consegue surpreender em retratar um momento tão dificil e sem apelar para o excesso de didatismo. Um trabalho a altura do tema.

Nota: 10

Arquivos

Leia Mais
Novo showrunner de ‘Guerra de Armaduras’ é parceiro de Cheadle