Wolfwalkers: A beleza da simplicidade

Quando menos é mais

Única animação em 2D a concorrer pelo Oscar de Melhor Animação em 2021, Wolfwalkers traz uma daquelas histórias que fazem qualquer um voltar a infância. Apesar de ser o último da Trilogia Folclórica Irlandesa (antecedida por O Segredo de Kells e Canção do Mar) de Tomm Moore, os filmes têm tramas independentes. Cada um focando em um mito do folclore irlandês. Sendo assim, pode-se assistir a esse sem ter assistido aos outros dois.

++ Caminho da Lua: Fantástico só no gênero

A história se passa no século XVII na cidade irlandesa de Kilkenny, onde o caçador inglês Bill Goodfellowe (Sean Bean) e a filha Robyn (Honor Kneafsey) foram morar. Enquanto o pai vai à floresta caçar os lobos que amedrontam a cidade, a menina deveria ficar em casa faxinando e arrumando. Mas ávida por aventura, um dia Robyn decide seguir seu pai. E acaba por conhecer a menina de espírito livre Mebh (Eva Whittaker), o que mudará para sempre o seu destino e o de toda a cidade.

Wolfwalkers: Robyn (Honor Kneafsey) e Mebh (Eva Whittaker) constroem uma linda amizade

Com traços simples de uma beleza encantadora, Wolfwakers emociona com sua trama cheia de nuances. Usar o mito dos wolfwalkers, seres humanos com o poder de transformarem suas almas em lobos enquanto dormem e que também possuem o dom da cura, para contar uma história que aborda a proteção da natureza e o preconceito foi perfeito. Além disso, a forma como o filme mostra a amizade em diversas facetas e o amor entre pai e filha/mãe e filha acalenta a alma.

O triste é constatar que uma animação tão bonita tem poucas chances de levar a estatueta por ser uma produção de baixo orçamento. Sim, às vezes acontece de uma pequena produção faturar o Oscar de Melhor filme. Infelizmente, animações parecem não ter a mesma sorte. Temos como exemplo disso o fato de que os outros dois filmes da trilogia também concorreram: O Segredo de Kells em 2010 e Canção do Mar em 2015. Anos de Up – Altas Aventuras e Operação Big Hero, respectivamente.

Apesar de ser divulgado como uma produção original Apple TV+, Wolfwalkers é produzido pelo pequeno estúdio irlandês Cartoon Saloon em parceria com a Melusine Productions. Sendo uma coprodução entre Irlanda, Reino Unido, Luxemburgo e França.

No mais, é uma pena que só esteja disponível no catálogo da Apple TV+, onde o público é tão reduzido. Mas se tiver a oportunidade de assistir, não a perca.

Nota: 10

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
PÔSTER STRANGER THINGS
Por que Stranger Things não recebeu nenhuma indicação ao Emmy 2019?