Será que Kill Bill nunca vai entrar na categoria trilogias?
Será que Kill Bill nunca vai entrar na categoria trilogias?

Trilogias que jamais (ou dificilmente) veremos serem concluídas

Pararam no segundo!

Toda vez que um filme ganha sequência existe a perspectiva de que se feche com um terceiro que faça a fraquia entrar no rol de boas trilogias. Infelizmente, muitas produções com potencial acabam estacionando na sua sequência e não mantém o ritmo comercial ou artístico em um nível bom o bastante para se tornarem uma trilogia.

Em homenagem a todas estas franquias que poderiam ser três filmes, listamos aqui as mais marcantes:

Tropa de Elite

Tropa de Elite: uma trilogia podia ter dado certo?
Tropa de Elite: será que uma trilogia da jornada co Capitão Nascimento poderia ter dado certo?

Vamos começar por uma história nacional. Tropa de Elite e Tropa de Elite – O Inimigo Agora É Outro são excelentes filmes não apenas pelas suas histórias mas por dialogarem com o momento do Brasil. Embora não considere nem um ou outro panfletário, o diretor José Padilha teve que responder a muitas críticas devido ao seu apoio a operação lava-jato e ao juiz Sergio Moro. Em especial pela sua série O Mecanismo.

Um terceiro filme poderia ser uma boa resposta ao momento confuso que o Brasil vive. Depois de entrar na política, como o Capitão Nascimento (Wagner Moura) estaria? E quais seriam seus desafios em um Brasil que assassina vereadoras?

Hellboy (com Ron Perlman)

Ron Perlman queria, mas Hellboy no rol das trilogias
Ron Perlman queria, mas Hellboy ficou de fora do rol de trilogias com apenas dois ótimos filmes

Depois de Hellboy e o Exército Dourado, tudo parecia caminhar para um final espetacular da saga. Infelizmente, alguma divergência entre Guillermo Del Toro e Mike Mignola cancelou os planos e o personagem acabou tendo um reboot desinteressante. Desde então, o diretor ganhou o Oscar com A Forma da Água, que tem um personagem bem parecido com Abe Sapiens.

Mesmo com o fracasso comercial do novo Hellboy, nada indica que os filmes originais podem ganhar uma nova sequência. Del Toro subiu de patamar com o Oscar e Ron Perlman já havia indicado que um terceiro filme deveria ser maior e melhor que os anteriores.

Kick-Ass 

Kick Ass 2 acabou encerrando as chances da franquia virar uma das melhores trilogias de quadrinhos
Kick Ass 2 acabou encerrando as chances da franquia virar uma das melhores trilogias de quadrinhos

Agora a frente de The Batman, Mathew Vaughn fez um grande trabalho trazendo o trabalho de Mark Millar para as telas de cinema. Infelizmente, após um ótimo filme. Kick-Ass 2 não causou o mesmo impacto embora tenha sido razoável nas bilheterias. O sinal de alerta foi ligado.

Quarteto Fantástico 

Trilogia? Fraquia com Jessica Alba e Chris Evans gerou dois filmes razoáveis mas acabou cedendo espaço para um reboot
Trilogia? Jessica Alba e Chris Evans fizeram dois filmes razoáveis mas acabaram cedendo espaço para um reboot

Ok, você pode não ser fã de Jessica Alba como Suzan Storm, mas eu sempre fui. Quarteto Fantástico 1 e Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado são filmes tão bons quanto Capitão América: O Primeiro Vingador e melhores do que X-Men: First Class. Apesar disso, a Marvel preferiu um reboot que foi tão bom, mas tão bom, que enterrou a franquia de vez.

Resta esperar que com o retorno dos personagens a Disney, a coisa melhores. Afinal, o Quarteto foram os primeiros super-heróis do universo Marvel e merecem respeito. Porém as chances do elenco original retornar são mínimas. Inclusive, Chris Evans, que atuou como o Tocha Humana, já se aposentou como super-herói vestindo o manto de Capitão América.

Kill Bill

Tarantino chegou a prometer, mas Kill Bill 3 nunca surgiu para fechar a trilogia
Tarantino chegou a prometer, mas Kill Bill 3 nunca surgiu para fechar a trilogia

Precisa explicar? Kill Bill 1 e Kill Bill 2 são verdadeiras obras de arte. Ao mesmo tempo que foi ótimo ver os dois gravados ao mesmo tempo com um intervalo de lançamento ficamos com o gostinho de “quero mais”. Na época, Quentin Tarantino disse que aguardaria quinze ou anos a mais para um terceiro filme ou até quarto filmes e já estamos chegando no fim deste prazo, focados na filha de uma das assassinas que Beatrix Kiddo (Uma Thurman) mata. Mas até agora, nada…

Em 2012, inclusive, Tarantino indicou que não deve produzir. E, em 2018, Uma Thurman revelou que se machucou severamente por ser obrigada a dirigir rápido demais um carro no set de filmagem, que acabou batendo. Desde então, os dois não trabalharam mais juntos.

Batman, de Tim Burton

Tim Burton merecia que seu Batman figurasse entre as grandes trilogias de quadrinhos
Tim Burton merecia que seu Batman figurasse entre as grandes trilogias de quadrinhos

Sem dúvida alguma, Christopher Nolan fez algo diferenciado com o homem-morcego com Batman Begins, Batman: The Dark Knight e Batman: The Dark Knight Rises. Mas no fim dos anos 80 parecia impossível se equiparar ao que Richard Donner havia feito com o Super-Homem. Tim Burton conseguiu com uma visão única e específica exercer uma influência que ainda atinge muitas histórias em quadrinhos de Batman até hoje.

E ninguém liga se Michael Keaton era bem mais baixinho do que Christian Bale

Conan

Será que a ideia de um terceiro filme de Conan ainda pode acontecer?
Será que a ideia de um terceiro filme de Conan ainda pode acontecer?

Conan, O Bárbaro e Conan, O Destruidor são dois filmes para lá de memoráveis ainda que o segundo não seja tão bom quanto o primeiro. Há alguns anos, Conan III ainda era considerado viável, mas o assunto parece morto e enterrado. Enquanto isso, Arnold Schwarzenegger parece ter se aposentado da política e segue fazendo sucesso na TV. Será que algum chamado pode retomar essa ideia?

Arquivos

Leia Mais
‘A Supremacia Bourne’ mantém o nível dos livros de Ludlum?