Stranger Things: entenda o final

Explicamos para você o que significa o fim da série da Netflix

O fim do volume 2 de Stranger Things deixou algumas questões no ar para os fãs. Por isso, resolvemos trazer aqui nossa interpretação para ajudar todos a entenderem melhor o que significa o desfecho da produção Netflix e convidar você a deixar suas impressões nos comentários. Lembrando que isso significa que os próximos parágrafos são recheados de spoilers!

++ Confira também: ouça Master of Puppets, música que Eddie toca 

Antes, uma recapitulação importante…. Descobrimos ao longo do volume 1 que Vecna é Henry (Jamie Campbell Bower) ou 01, o primeiro paranormal descoberto por Papa (Matthew Avery Modine) e que serviu de base para seus estudos posteriores. Durante muito tempo ele aguardou e serviu o cientista pacientemente enquanto aguardava uma chance de escapar que aconteceu com o surgimento de Eleven (Millie Bobby Brown). Mas quando ela descobriu as suas reais intenções o enfrentou e o jogou no que conhecemos como Mundo Invertido, por ter matado todos os outros paranormais do laboratório. De volta, percebemos que o tempo todo era Vecna quem tentava destruir a cidade através do que chamamos de Devorador de Mentes, uma criatura formada pela energia etérea ou onírica da outra dimensão. O monstro ganhou a imagem de uma aracnídeo, artrópodes que o pequeno Henry (Raphael Luce) era fascinado.

Quando a turma de Stranger Things finalmente derrota Vecna em três frentes diferentes (na mansão mal sinistra da família de Henry, no Mundo Invertido e destruindo os demorgons na Rússia), o corpo físico do vilão desaparece (numa referência à franquia Halloween e seu monstro Jack Myers) deixando a entender que ele ainda está vivo, ferido e que escapou. Isso é confirmado quando Will (Noah Schnapp) explica que é capaz de pressentir Vecna agora que sabe quem ele é pelo longo período em que permaneceu preso no Mundo Invertido. Vale lembrar que é após o seu desaparecimento que um enorme terremoto assola Hawkins, que parece ser uma invasão do Mundo Invertido que não se conclui.

Ou seja, Vecna está sim vivo e se recuperando dos danos que lhe foram inflingidos. Porém, é importante lembrar que ele precisava de um sacrifício a cada portal que abria para trazer o mundo e Max (Sadie Sink) escapou de morrer graças a uma ação de Eleven, que ainda não entendemos bem o que significa e qual a sua extensão.

Porém,  própria Eleven não encontra nenhum traço de sua amiga quando projeta sua mente para sua psiquê. Será que ela ainda está viva? Ou será que seu coma, de alguma forma, está ajudando a trazer o Mundo Invertido para nossa realidade? E o que significou quando Max disse que não via ou sentia nada? Possivelmente, sua mente já estava em outro lugar já que a paranormal não encontrava sua mente. E se um tempo no mundo invertido deu a Will algum tipo de Percepção Extra-Sensorial com criaturas do Mundo Invertido, o que poderia significar o fato de Max ser a única pessoa que chegou a ser morta por Vecna mas… Ressuscitou? Questões que a quinta temporada irá responder.

O final de Stranger Things deixa claro que o Mundo Invertido e o Devorador de Mentes pairam sobre Hawkins e que a turma terá que se unir em uma última batalha contra Vecna. Será que eles vão conseguir derrota-lo desta vez?

Arquivos

Leia Mais
Mais uma vez, ‘Reacher’ enfraquece história no seu desfecho