Seis marcos que ‘Batman’, a série de TV, trouxe

Apesar de subestimada, seriado foi fundamental para crescimento do personagem e mudanças importantes

Com o tempo, Batman, a série de TV, acabou esquecida por uma geração de fãs. Afinal, quem ama o homem-morcego tem adaptações melhores como a série animada de Paul Dini, Gotham e até mesmo filmes. Mas durante muitas décadas Adam West e Burt Ward eram as únicas personificações fora dos quadrinhos do Cavaleiro das Trevas e seu Menino Prodígio. E foi esta inovação que ajudou a popularizar o personagem.

++ Leia também: Batman é facista? Cinco provas que não

Listamos aqui cinco mudanças que o seriado causou no personagem. Sem elas, será que você gostaria do Batman como curte hoje? Confira:

Charada

Durante muito tempo, este foi o único Charada que o Batman e você viu
Durante muito tempo, este foi o único Charada que o Batman e você viu

Principal vilão do filme com Robert Pattinson, o Charada era um vilão relativamente dispensável da galeria de vilões do Homem-Morcego até que o trabalho dos atores Frank Gorshin (primeira temporada, Batman: The Movie e na terceira temporada da série) e John Astin (segunda temporada) tornou o mestre das adivinhações tão marcante quanto outros personagens. Além de ter aumentado significativamente seu espaço nos quadrinhos, o Charada também acabou ganhando a sua vez nos cinemas com Jim Carrey, em uma interpretação que gerou tanta expectativa quanto o Coringa de Jack Nicholson.

Mas talvez ninguém supere a importância do primeiro. Gorshin, por exemplo, não gostava da roupa colante verde e cheia de interrogações solicitando uma mudança para um smoking aberrante, roxo e verde. O traje deu tão certo que alterou o personagem nos quadrinhos e em outras mídias passando a ser uma roupa recorrente do vilão.

A risada do Coringa

Falando no Joker, no Coringa, no Palhaço do Crime… Cesar Romero criou sua risada para o personagem por acaso. O ator considerou a roupa do personagem tão absurda que começou a rir descaradamente. Um dos produtores amou o som e declarou que o personagem riria daquele jeito. A intensidade foi tão grande que anos depois o próprio Romero dizia que não conseguia mais rir de outra forma.

Sinistro? Sem dúvida! Mas note que é justamente esta risada meio assustadora e meio engraçada, que acabou influenciado em atuações do personagem de todos os tempos. Inclusive a do filme de Tim Burton.

Mudou de nome

A partir desta série de TV, o vilão Mr. Zero passa a ser conhecido como Mr. Freeze, nome que acabou permanecendo até hoje nos quadrinhos e animações em que o personagem aparece.

Ressurreição

Alfred e Robin na série 'Batman'. Mordomo foi vivido por um ator de renome
Alfred e Robin na série ‘Batman’. Mordomo foi vivido por um ator de renome

Antes da série ir ao ar, o mordomo Alfred havia morrido nas histórias em quadrinhos porém com a intenção dos produtores em torna-lo um personagem regular da série os roteiristas da DC Comics rapidamente ressuscitaram o funcionário da Família Wayne. E ele continua vivo aí até hoje.

Na série de TV, Alfred era interpretado pelo marcante ator inglês Alan Napier. Falecido no fim dos anos 80, ele já teve outros trabalhos marcantes como a voz de Sir Pelinore em A Espada Era A Lei mas ficou conhecido mesmo pelo papel do mordomo. Curiosamente, ele era reticente a fazer o personagem pois… Jamais ouvira falar do Batman! Tudo mudou quando seu agente falou do dinheiro que poderia receber e rapidamente ele pulou no barco. Ou melhor, na batcaverna!

A primeira Mulher-Gato negra

Eartha Kitt substituiu Julie Newmar no papel de Mulher-Gato se tornando a primeira vez que a personagem era interpretada por uma mulher negra. Executivos da ABC não gostaram da mudança, mas o produtor Charles B. Fitzsimons minimizou a questão racial e manteve a mudança. Porém, a tensão sexual entre o Cavaleiro das Trevas e Selina Kyle acabou sendo completamente retirado da personagem.

Salvou o Batman?

Burt Ward e Adam West como a dupla dinâmica atendendo o telefone do Batman
Burt Ward e Adam West como a dupla dinâmica atendendo o telefone do Batman

Bob Kane sempre reconheceu que a série de TV surgiu em um momento de queda de popularidade do homem-morcego. Porém, quando a produção saiu do ar os quadrinhos do Batman focaram em trazer um lado mais sisudo e dark de suas aventuras para deixar definitivamente as cores, alegria e nonsense de Adam West, Burt Ward & cia. para trás.

Fique aí com a abertura da série para matar as saudades:

Arquivos

Leia Mais
‘O Esquadrão Suicida’ é um filme de supers para maiores