Por que Viserys decidiu nomear Rhaenyra sua herdeira?

Daemon não teria sido uma escolha melhor?

O primeiro episódio de House of The Dragon lança muitas explicações sobre a trama. Entre elas, a definição de Rhaenyra (Milly Alcock) como herdeira direta do trono real em detrimento de seu tio Daemon (Matt Smith). Mas por que o rei Viserys (Paddy Considine) tomou esta decisão? Vale lembrar que este texto contém spoilers. Leia apenas se não esquenta para não ter supresas ou já assistiu o início da série.

++ Leia também: Conheça a árvore genealógica dos Targaryen

Viserys mantém um reino cheio de divisões estável ao manter todos com algum poder. Porém, ele sabe que o trono só prosseguirá forte se conseguir ter um herdeiro menino e é essa esperança que acalenta com sua esposa grávida. Após um parto difícil, ele comete a decisão aterradora de aprovar uma cesariana dos Meistres que garante uma morte dolorosa para a mãe mas pode salvar o bebê. Infelizmente, o pior acontece e os dois morrem.

É nesse cenário de desilusão que Viserys fica sabendo que Daemon comemorou a morte de seu filho. Furioso, ele decide oficializar Rhaenyra sua herdeira. Mas não é uma decisão puramente emocional como Considine comentou ao The Hollywood Reporter:

“Ele entende que Daemon não pode ser rei. Ele não tem temperamento. Daemon queimaria tudo. Ele é muito volátil. ‘Minha próxima escolha real é minha filha e estou fazendo uma grande aposta porque ela é mulher. Mas acredito que há algo dentro dela, que ela tem o melhor de sua mãe’, que foi o amor da vida de Viserys. Ele sente instintivamente que pode confiar nela e que ela ouviria o suficiente para entender o que é preciso para ser um governante daquele reino. É quase como dar um fardo ao seu filho e saber que na superfície parece um presente, mas que é uma maldição. É como se eu estivesse te dando algo que vai ser a coisa mais difícil que você vai ter que fazer na vida. Estou sobrecarregando você com toda essa merda. Ela é a única em quem ele acredita e pode confiar”, revelou o ator.

 

Arquivos

Leia Mais
Os livros do mês da consciência negra