‘O Último Dragão’ foi o melhor filme da Sessão da Tarde. Entenda

Bordão "Quem é o mestre, LeRoy?" ainda fala ao coração de uma geração inteira

O Último Dragão, filme da Motown Pictures, pode não ter alcançado a maior bilheteria das salas de cinema mas triplicou seu orçamento de dez milhões de dólares no mercado das vídeo-locadoras (alcançando 33 milhões de dólares). Tudo isso com uma história de artes marciais protagonizada por um ator negro e com enormes referências a cultura negra e hispânica. E filmado em apenas 44 dias.

++ Cinco coisas em ‘Thundercats’ que ninguém mais lembra

Por esses e outros motivos, consideramos a história de Leroy Green (interpretado por Taimak Guarriello) o melhor filme da Sessão da Tarde de todos os tempos. Caso você não conheça, um pequeno resumo: na cidade de Nova York, um jovem mestre de artes marciais chamado Leroy Green (sarcasticamente chamado de “Bruce Leroy”) que busca chegar ao “Nível Final”, no qual surge “A Aura”, uma energia mística que só pode ser alcançada por um verdadeiro mestre das artes marciais. Nesta jornada, Leroy enfrenta vilões como uma gangue arcade do magnata Eddie Arkadian (Christopher Murney) e o grande vilão Sho’nuff , o Shogun do Harlem, de quem também deve proteger seu irmão mais novo Richie (Leo O’Brien) e seu novo amor, a VJ Laura Charles (Vanity).

O Último Dragão: cena épica do filme termina com Leroy finalmente alcançando seu estágio final
O Último Dragão: cena épica do filme termina com Leroy finalmente alcançando seu estágio final

Na cena inicial em que o personagem Leroy desvia duas flechas enquanto treina. A imagem levou duas horas para ficar pronta e é um dos motivos de como O Último Dragão foi um filme inovador. Enquanto filmes como Karate Kid mostravam o treinamento e desenvolvimento do herói do zero absoluto, aqui o personagem principal é declarado como um mestre completo nos primeiros minutos. É quando Leroy é informado que o treinamento com seu mestre terminou. O que virá para ele? Alcançar o último estágio, que só pode ser obtido sozinho.

Leroy, como qualquer fã de Bruce Lee pode notar, usa o mesmo uniforme amarelo do mestre em O Jogo da Morte. A semelhança não chega a ser gratuita já que Taimak Guarriello estudou artes marciais Ron Van Clief, estrela de filmes de artes marciais dos anos 70 e o próprio Taimak foi instrutor de artes marciais de estrelas como Madonna.

Inicialmente, com Clief, o ator aprendeu uma arte marcial chinesa conhecida como Goju mas seguiu estudando o Jet Kune Doo (o estilo de kung fu desenvolvido por Bruce Lee) e seguiu após a produção. Essa bagagem de artista marcial foi fundamental já que ele não tinha nenhuma bagagem como ator até O Último Dragão.

Curiosamente, ao obter o papel ele desbancou Lawrence Fishburne, Wesley Snipes e Denzel Washington que tentaram pegar o personagem mas não conseguiu, segundo o IMDB. Seu par romântico no filme, Vanity, contudo, foi a primeira e única escolha para o papel de Laura. Ela morreu em 2016, de falência renal após uma carreira de sucesso como atriz e modelo em que foi mentorada até mesmo pelo cantor Prince (com quem teria namorado). O filme também conta com uma rápida participação de Ernie Reyes Jr., mais conhecido no Brasil por ser o protagonista da série O Pequeno Mestre. Ele chega a atuar em uma cena de luta com o próprio pai, Ernie Reyes Sr., no fim do filme.

Mesmo fracassando nas salas de cinema, O Último Dragão sobreviveu ao tempo e é considerado um ‘cult’, constantemente referenciado na cultura pop e relembrado pelos fãs que viram o filme. Nos Estados Unidos, Taimak já participou de eventos com fãs que reúnem atores do elenco que já conhecem a resposta para a pergunta: “quem é o mestre?”

Confira o trailer da produção:

Arquivos

Leia Mais
Punho de Ferro – 2ª temporada