O que ocorre depois de ‘O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei’?

Saiba o que houve com cada membro da Sociedade do Anel

Embora JRR Tolkien tenha deixado registrado o que acontece depois de O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei, muitos fãs não leram o que podemos chamar de epílogo deixado pelo escritor. Em anotações que foram publicadas a edições posteriores a primeira impressão, Tolkien tentou criar um desfecho para alguns personagens mas outros encontraram seu fim apenas nos livros. Resumimos um pouco dessa história aqui.
Saiba abaixo o fim de cada membro da Sociedade do Anel:

Boromir

Como vemos nos filmes dirigidos por Peter Jackson, Boromir morre após tentar roubar o Um Anel de Frodo e perceber que foi manipulado pelo poder da criação de Sauron. Sua morte acaba sendo uma redenção para o personagem que consegue avisar a Aragorn, Gimli e Legolas que Merry e Pippin foram sequestrados e indicar seu rastro para que os remanescentes da Sociedade do Anel corram atrás dos Hobbits enquanto Frodo e Sam partem para Mordor visando destruir o Um Anel de uma vez por todas. O que algumas pessoas que só viram o filme não sabem é que Boromir não morre em A Sociedade do Anel. Sua morte é contada no primeiro capítulo de As Duas Torres, quebrando de vez a união original de nobres, guerreiros e hobbits que visavam proteger a jornada de Frodo. Seus minutos finais são descritos por Tolkien da seguinte forma: “Aragorn ajoelhou-se junto a ele. Boromir abriu os olhos e esforçou-se para falar. Por fim vieram palavras lentas. ‘Tentei tirar o Anel de Frodo’, disse ele. ‘Eu lamento. Eu paguei.’ Seu olhar desviou-se para os inimigos tombados; havia pelo menos vinte deitados ali. ‘Eles se foram: os Pequenos; os Orques os levaram. Acho que não estão mortos. Os Orques os amarraram.’ Fez uma pausa, e seus olhos se fecharam de exaustão. Um momento depois voltou a falar. ‘Adeus, Aragorn! Vai a Minas Tirith e salva meu povo! Eu falhei.’
‘Não!’, disse Aragorn, tomando-lhe a mão e beijando-lhe a fronte. ‘Tu venceste. Poucos ganharam tal vitória. Fica em paz! Minas Tirith não há de cair!’
Boromir sorriu.
‘Para que lado foram? Frodo estava lá?’, perguntou Aragorn.
Mas Boromir não voltou a falar.” (O Senhor dos Anéis – As Duas Torres)

Frodo e Gandalf

A última vez que vemos Frodo e Gandalf em O Senhor dos Anéis: partindo no Navio Branco para o Oeste
A última vez que vemos Frodo e Gandalf em O Senhor dos Anéis: partindo no Navio Branco
Frodo foi ferido por um dos soldados de Sauron durante sua jornada e esta ferida e sua ligação com o Um Anel rompeu sua conexão com o mundo. O mesmo ocorre com Bilbo e, assim como Gandalf e Elrond, eles não terão mais lugar no mundo que deixam e onde começaria a Era dos Homens. É como se Tolkien estivesse escrevendo um último capítulo da pré-história do mundo e dali para frente a Terra se tornaria o que conhecemos.
E assim ele escreveu:
“‘Sim,’ comentou Gandalf, ‘pois será melhor que retornem três juntos que um sozinho. Bem, finalmente aqui, caros amigos, nas praias do Mar chega o fim de nossa sociedade na Terra-média. Vão em paz! Não direi: não chorem; pois nem todas as lágrimas são más.’
Então Frodo beijou Merry e Pippin, e Sam por último de todos, e subiu a bordo; e as velas foram içadas, e o vento soprou, e lentamente a nau deslizou descendo o longo e cinzento braço de mar; e a luz do vidro de Galadriel que Frodo levava reluziu e se perdeu. E a nau saiu para o Alto Mar e passou para o Oeste, até que por fim, em uma noite de chuva, Frodo sentiu uma doce fragrância no ar e ouviu o som de cantos que vinha por sobre a água. E então lhe pareceu que, assim como em seu sonho na casa de Bombadil, a cinzenta cortina de chuva se tornava toda em cristal prateado e rolava para longe, e contemplou praias brancas e, além delas, uma longínqua paisagem verde sob um breve nascer do sol.” (O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei)
É bom lembrar que embora todo mundo da Terra-Média tenha influências da mitologia nórdica, este desfecho acaba sendo um meio-termo entre o valhala viking e o paraíso cristão. Tolkien era um católico fervoroso, com livros publicados sobre o cristianismo.
Saiba o que houve com os demais:

Merry e Pippin

Merry e Pippin tem um desfecho adequado para hobbits que “subiram de nivel”. Ou seja, se tornaram maiores do que eram e acabaram aceitos em outro reino em algo como cavaleiros, com todas as honras. Confira:
“Ouviu-se dizer depois que Mestre Meriadoc chegou a Edoras e esteve com o Rei Éomer antes que este morresse naquele outono. Então ele e o Thain Peregrin foram a Gondor e passaram naquele reino os breves anos que ainda lhes restavam até morrerem e serem sepultados em Rath Dínen entre os grandes de Gondor.” (O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei)

Gimli e Legolas

Em outras palavras: Gimli e Frodo partiram juntos da Terra-Media.
“Ouvimos dizer que Legolas levou consigo Gimli, filho de Glóin, por causa de sua grande amizade, maior que qualquer outra entre Elfo e Anão. Se isso for verdade, então é deveras estranho: que um Anão esteja disposto a deixar a Terra-média por qualquer amor, ou que os Eldar o recebam, ou que os Senhores do Oeste o permitam. Mas dizem que Gimli também foi por desejo de rever a beleza de Galadriel; e pode ser que ela, poderosa entre os Eldar, tenha obtido essa graça para ele. Mais não se pode dizer desse assunto.” (O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei)

Sam

Sam talvez seja o hobbit com o final mais feliz de todos. Ele consegue se casar com sua amada Rosa e vive uma vida tranquila ate..:
“1482: Morte da Senhora Rosa, esposa de Mestre Samwise, no Dia do Meio-do-Ano. Em 22 de setembro, Mestre Samwise parte de Bolsão. Chega às Colinas das Torres e é visto pela última vez por Elanor, a quem dá o Livro Vermelho, mais tarde guardado pelos Lindofilhos. Entre eles é transmitida a tradição vinda de Elanor, de que Samwise passou pelas Torres, rumou para os Portos Cinzentos e atravessou o Mar, o último dos Portadores-do-Anel.” (O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei)
Ou seja, fica implicito que no fim, Sam tambem deixou o mundo dos homens e viveu muito mais que sua geracao.

Aragorn

Filme O Senhor dos Anéis - O Retorno do Rei mostrou o casamento com um final feliz
Filme O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei mostrou o casamento com um final feliz, mas por quanto tempo?
De certa forma, Aragorn tem um dos finais mais triste de O Senhor dos Anéis. Tudo porque embora termine o livro com seu grande amor, Arwen, um dia ele morre como outros mortais e ela precisa viver o resto de sua imortalidade sem ele. Como ela termina? Assunto para outro texto.
“‘Assim parece’, comentou ele. ‘Mas não nos transtornemos na provação final, nós que outrora renunciamos à Sombra e ao Anel. Com pesar devemos ir-nos, mas não com desespero. Vê! não estamos presos para sempre nos círculos do mundo, e além deles há mais do que lembrança. Adeus!’
‘Estel, Estel!’, exclamou ela, e com isso, mesmo enquanto ele lhe tomava a mão e a beijava, ele adormeceu. Então revelou-se nele grande beleza, de forma que todos os que vieram ali depois o contemplaram com pasmo; pois viram que a graça de sua juventude, a valentia de sua idade adulta e a sabedoria e majestade de sua velhice estavam mescladas. E por muito tempo jazeu ali, imagem do esplendor dos Reis de Homens em glória que não se turva antes do rompimento do mundo.” (O Senhor dos Anéis – O Retorno do Rei)
Esses foram os destinos finais de cada um dos membros da Sociedade do Anel nos apendices deixados por Tolkien. Existem outros finais estabelecidos como o de Arwen e demais personagens. Sera que voce ja conhece?

Arquivos

Leia Mais
House of The Dragon: Quem é Laenor Velaryon?