O Peso do Pássaro Morto

Sabe aquele livro que você compra porque o título chamou a sua atenção? Não é tão comum quanto aquela capa irresistível, mas tem aqueles títulos que você simplesmente precisa ter na estante. E aproveitando o tema do Desafio Literário Popoca de setembro, com um livro que se passe na sua cidade ou país, tirei da minha O Peso do Pássaro Morto, da paulista Aline Bei.

spoiler free

O livro é o primeiro romance publicado da autora, que, como o título, já chegou fazendo alarde, ganhando o Prêmio São Paulo de Literatura de Melhor Romance de Autor com menos de 40 anos de 2018. E lendo a obra, a escolha me pareceu muito justa e acertada.

O Peso do Pássaro Morto traz a história de uma mulher, narrada em sua própria voz, dos 8 aos 52 anos de idade, e essa história certamente faz jus ao seu título. É um dos livros mais pesados que li em 2020, mas ele é escrito com um lirismo tão interessante e inovador, que num ano de pandemia em que parei um monte de leituras no meio, especialmente com histórias mais pesadas, o volume durou apenas duas tardes na minha mão.

A primeira vista a escrita de Aline Bei engana, pois seu texto parece um poema. Mas também não é, é uma prosa, não tem outro adjetivo, poética, que foge do que comumente se chama de prosa poética e que já está um tanto quanto desgastada pelo uso excessivo. E o mais incrível é que a estrutura do texto muda conforme nossa protagonista vai crescendo e amadurecendo. Muito bem feita essa construção pela autora, fiquei impressionada.

Mas O Peso do Pássaro Morto não é uma leitura simples. A história é realmente muito pesada e com um grande peso emocional. E que podia ser a história de qualquer mulher. Para quem tem problemas com cenas mais violentas descritas em detalhes, aviso logo que vai ser necessário pular uma parte do texto. Mas a leitura vale demais a pena, mesmo que seja com uma caixa de lenços de papel do lado.

Uma merecida nota 10!

Compre O Peso do Pássaro Morto, em promoção na Amazon.

Arquivos

Leia Mais
“Avatar: A lenda de Aang” deveria ser passado nas escolas