O melhor episódio de ‘Batman – A Série Animada’?

'As Lendas do Cavaleiro das Trevas' marcou a segunda fase da produção para a TV

Com a participação de Kevin Conroy como Batman, As Lendas do Cavaleiro das Trevas (The Legends of Dark Knight) talvez seja o melhor episódio da série animada do personagem. No capítulo da última fase do seriado, três crianças contam entre si versões de como viram ou ouviram falar do Homem-Morcego. Cada flashback é produzido com traços diferentes que emulam eras passadas do alter ego de Bruce Wayne.

++ Leia também: como Bruce Wayne dorme?

No início, o jovem Matt vê um vulto voando sobre Gotham City e acredita se tratar do próprio super-herói. Ávido por uma foto, ele e seus amigos perseguem a sombra até descobrirem que se trata de Vagalume, um dos inimigos do Batman. É nesse momento que o pequeno fotógrafo conta como seu tio, um segurança de um museu, lidou com a dupla dinâmica e não achou os dois nada sinistros. Será?

Ao passarem por outra criança, os três ouvem outra história sobre o Batman. Desta vez, As Lendas do Cavaleiro das Trevas referencia o traço de Frank Miller e uma certa graphic novel O Cavaleiro das Trevas. Até mesmo uma versão feminina de Robin aparece na história. Só então no que seria o terceiro ato da história, finalmente, os três têm chances de conferir o Batman em ação. Mesmo correndo risco de vida, eles tentam presenciar ao máximo a cena e ver o homem-morcego ao vivo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Curiosamente, o conceito deste episódio acabou sendo usado em Eu Tenho Uma História Para Você (I Got A Story For You), na animação Batman: The Gotham Knight, que se passa no universo cinematográfico de Christopher Nolan entre Batman Begins e Batman: The Dark Knight. Porém, a semelhança não parece proposital.

O capítulo da série animada mostra o aperto de mão da dupla dinâmica que marcava a abertura da série de TV e seus produtores tiveram o cuidado de enviar uma cópia para Miller ver o trabalho. Houve um debate de homenager as histórias clássicas de Neal Adams, mas a ideia acabou deixada de lado.

Arquivos

Leia Mais
How to Dance an Undead Waltz (The Beginner's Guide to Necromancy #4)
How to Dance an Undead Waltz (The Beginner’s Guide to Necromancy #4)