Esse mês estou super animada com o tema Graphic Novels do Desafio Literário Popoca, e aproveitei o último final de semana para pegar um clássico dos quadrinhos da Marvel, Marvels, do Kurt Busiek e do Alex Ross.

spoiler free

O que diferencia esse volume de outros quadrinhos, além da arte realista maravilhosa que enche os olhos, é o tema central da história, que não é exatamente os heróis, e sim um fotógrafo que vive em Nova Iorque e que tem a sua vida e a sua cidade tomados por acontecimentos bizarros e destruidores por conta dos heróis.

A edição que eu tenho em casa (essa aí da imagem ao lado) tem todos os volumes dessa série, onde cada livro retrata um dos grandes acontecimentos de sagas famosas da Marvel pelo ponto de vista dos civis, e de quebra ainda tem um prefácio fofo do Stan Lee (saudades do homem!) e uma sessão enorme com bastidores, isto é, como o artista montou e estudou fotos com pessoas para criar as imagens maravilhosas que compõe a Graphic Novel.

O que me surpreendeu foi o tom melancólico da história, cujo final é de partir o coração. Além disso, por ela ser centrada em pessoas normais e sobre como elas se sentem com relação aos heróis, é meio assustador ver a questão das mudanças da opinião pública e o efeito de manada entre os habitantes nova-iorquinos, uma coisa que pode parecer exagerada, mas que exemplifica como ocorreu a eleição do Trump nos Estados Unidos, e que pode se reeleger no próximo ano. O que por sua vez lembra muito o que andou ocorrendo no Brasil no ano passado.

Será a realidade imitando a ficção ou será o contrário? Hum… é para se pensar.

Para quem gosta dos filmes da Marvel ou de quadrinhos em geral, Marvels é uma ótima pedida.

Nota 10.

Arquivos

Leia Mais
Seriam os Thundercats da Marvel ou da DC?