‘Marcel the Shell with Shoes On’ é um filme diferente

Mocumentário sobre concha de sapatos foi indicado ao Oscar

Seguindo o padrão dos anos anteriores, o Oscar 2023 possui apenas um longa independente entre os indicados a Melhor Animação. O filme da vez é Marcel the Shell with Shoes On (“Marcel, a Concha de Sapatos” em tradução livre), inspirado nos curtas homônimos que o cineasta Dean Fleischer Camp publicou em seu canal no YouTube. Misturando stop-motion com atuações live action, a produção é um mocumentário com tom bem diferentão.

Marcel (Jenny Slate) é uma pequena concha que vive apenas com sua avó Connie (Isabella Rossellini) desde que uma tragédia separou sua comunidade. Com otimismo e uma engenhosidade digna de MacGyver ele consegue viver e se esconder na casa que virou Airbnb, até que um hóspede o nota. É quando Dean (interpretado pelo próprio Dean Fleischer Camp) resolve fazer um documentário sobre Marcel, o que mudará sua vida completamente.

Com frases bonitinhas e sequências engraçadinhas, Marcel the Shell with Shoes On vem recebendo boas avaliações desde sua estreia no Festival de Cinema de Telluride em 3 de setembro de 2021. Essa aclamação foi reforçada com as indicações ao Globo de Ouro e ao Oscar. Embora não veja motivo para tanto.

Concordo que algumas falas e críticas feitas pelo filme são interessantes. Como a indignação de Marcel com o fato das pessoas se empenharem em procurar sua casa para tirar uma selfie, mas não se importarem o bastante para ajudarem a encontrar sua família. Porém, é uma história que não tem muito fundamento e sequer faz muito sentido. Se não fossem os pontos bonitinhos, não sei se estaria fazendo tanto sucesso.

É preciso reconhecer, no entanto, que o filme é bem feitinho. Quando Marcel e Connie percorrem a casa para realizar suas tarefas cotidianas é admirável a qualidade do stop-motion. Mesmo que uma conchinha com um único olho, boca e sapatos não tenha muitas articulações e expressões a serem moldadas, é um trabalho exigente quando levamos em conta a escala do personagem com os cenários.

Se você gosta de histórias bonitinhas e frases motivacionais, provavelmente vai curtir Marcel the Shell with Shoes On. Caso contrário, o achará apenas bonzinho. Camp criou, escreveu e dirigiu o filme, sendo que Slate também participou da criação da história e dos roteiros. Bem como Nick Paley, e Elizabeth Holm na concepção da história.

Nota: 6

Confira o trailer:

 

Arquivos

Leia Mais
Warner Bros. garante: só filmes de alto nível daqui pra frente