Keaton e Affleck: a Warner tem ideia do que faz?

Michael Keaton e Ben Affleck estarão juntos no filme solo do Flash. E o que pensar disso?

++  Por que Nolan e Bale não fizeram um quarto filme do Batman?

Quando Christopher Nolan colocou o ponto final em sua trilogia do Homem-Morcego, houve muita dúvida sobre qual seria o futuro do Homem-Morcego após uma interpretação tão definitiva do Batman. Se havia alguma dúvida se o personagem de Joseph Gordon-Levitt mantendo o legado daria uma boa história, a escolha por Ben Affleck parecia mesmo fadada ao fracasso.

O Batman é um dos personagens mais populares que existe. Eu, você, nossos pais e avós o conhecem. Até por isso, a escolha do ator para vive-lo não é uma tarefa fácil. Há mais de trinta anos, Tim Burton sacou isso e escolhel Michael Keaton para encarnar o Cavaleiro das Trevas. Ele era mais conhecido por produções de comédia e há quem até diga que faria mais sentido se ele intepretasse o Coringa.

Mas deu muito certo. E parte do motivo é porque Keaton nunca quis ser maior que a máscara. Val Kilmer percebeu que não conseguiria ser e caiu fora.

Poderia ser uma boa ideia trazer de volta o primeiro Batman para uma geração inteira de pais que foram ver Christian Bale envergando o manto do morcego. Afinal de contas a franquia Batman do Futuro trouxe uma realidade admirável para um Bruce Wayne envelhecido e Birdman deixou claro que Keaton é um grande ator. O fato do filme solo do Flash misturar um arco que joga com o futuro torna tudo melhor.

Mas qual é o sentido de misturar este retorno com Affleck, que abriu mão do papel por problemas pessoais, enquanto Robert Pattinson se prepara para o papel?

Três Batmen, mas apenas dois agradaram os fãs e se consolidaram no papel do homem-morcego

Em 1989, a missão de Burton era simplesmente superar ou igualar Superman – O Filme. Quadrinhos eram coisas de criança, havia limitação de efeitos especiais e ninguém achava que aquilo iria longe.

Foi. Mas talvez a Warner esteja indo longe demais ao imaginar que não será banal ver tantas encarnações do Batman funcionando de forma diferente com Keaton e Affleck. Afinal, não havia Liga da Justiça nos filmes com Keaton. E se havia com Affleck, porque Pattinson não assume o papel? Em seus filmes não haverá outros super-heróis? Então por que fazer outro filme do Batman agora?

Note que, enquanto isso, a Marvel ainda colhe os louros por quase uma década de filmes sendo lançados e complementando uma história. Todos culminaram com Vingadores: Ultimato, sucesso absoluto de bilheteria. Gente que sabia o que estava fazendo e tinha uma preocupação enorme em não banalizar personagens.

Arquivos

Leia Mais
Homem-Aranha 3: o último de Holland?