Karate Kid: Cinco coisas que Miyagi não te contou

Filme marcou época e deu origem à série 'Kobra Kai'

Karate Kid foi um filme mais marcante do que qualquer reboot poderia ser. A história gerou tanto sucesso e empatia que nenhum dos atores envolvidos conseguiu papéis com mais destaques do que aquele filme e gerou até mesmo uma continuação na série da Netflix Kobra Kai. E ainda assim, não sabemos tudo a respeito.

++ Leia também: Cobra Kai e cinco fatos sobre Karate Kid III

Listamos aqui cinco curiosidades que você provavelmente desconhecia a respeito. Leia abaixo:

A luta contra esqueletos

A cena em que Miyagi salva Daniel-San (Ralph MacChio) da gang do Kobra Kai em fantasias de esqueleto foi gravada várias vezes com dublês, mas o mestre Fumio Demura, dublê de Pat Morita, atingia todos tão forte que a coreografia não funcionava.

O carateca então sugeriu trocar os dublês pelos seus alunos e, como você pode conferir acima, deu certo. Na primeira tentativa.

Nem parecia

Ralph MacChio tinha apenas 22 anos no primeiro filme e ninguém do elenco acreditou. Ele interpreta um adolescente com aproximadamente 16 anos. O ator desbancou vários nomes mais midiáticos como Charlie Sheen, Kevin Eastwood – filho do ator e diretor Clint Eastwood – e Sean Penn, que em uma entrevista disse que considerava o intérprete de Daniel-San um dos maiores atores vivos. Nada mal…

Pat Morita era melhor?

Você já ouviu falar de Toshiro Mifune (em destaque na imagem acima)? Para muitos, é o maior ator do cinema japonês de todos os tempos e estrela de produções com o aclamado diretor Akira Kurosawa. Ele se destacou em filmes comoo cultuado Os Sete Samurais e chegou a fazer testes para viver o professor Miyagi. E o que aconteceu? Os produtores acharam que sua interpretação era muito sisuda e próxima de um guerreiro japonês ao invés de algo mais leve como desejavam. E assim Pat Morita ganhou o papel.

Kobra Kai começou assim

O ator William Zabka compôs seu Johnny Lawrence com um background que envolvia uma criança abandonada pelo seu pai. Por isto, o mestre Kreese (Martin Kove) era a coisa mais próxima que ele tinha de uma figura paternal. Boa parte desta história é desenvolvida na série da Netflix.

Os agradecimentos para a DC Comics

Você nunca entendeu porque nos créditos os produtores agradecem à editora? É porque já havia um super-herói da DC Comics com o nome Karate Kid (imagem abaixo e a empresa gentilmente deu permissão para que o nome fosse usado. Eram outros tempos…

O Karate Kid é um personagem criado em 1966, quase vinte anos antes do filme com Pat Morita e Raph MacChio. Não há nenhuma relação entre seu background e a produção. Afinal, o super-herói é mestre no que denominam de super-caratê, sendo capaz de inflingir danos até mesmo em Superboy como mostram as suas histórias em quadrinhos da época. Ele desenvolve esta arte marcial dominando todas os tipos de luta que foram criados até o século 31, época em que vive e do grupo Legião dos Super-Heróis. Apesar de não ficar muito claro pelas imagens acima, ele tem etnia asiática sendo filho do chefe do crime Kirau Nezumi, o Dragão Negro, e a agente secreta norte-americana Valentina Armorr, que esconde seu filho do pai. Com o tempo, Val é adotado por outro mestre e acaba buscando a Galáxia como forma de vencer novos desafios, aprender novos tipos de luta e honrar seu sensei.

++ Leia também: Cinco fatos que você desconhecia sobre Goonies

Ao menos, este é um ponto comum com Daniel-San, cuja única coisa mais próxima de um superpoder era ser capaz de quebrar tijolos ou se recuperar rápido de um golpe no joelho após uma massagem do mestre Myiagi. Os dois também têm em comum o fato de fazerem tudo por amor.

Nos anos 70, Karate Kid se apaixona por uma princesa espacial e se afasta da Legião por um ano para provar seu valor à “crush”. Depois de conquista-la ele se afasta da equipe e retorna depois assim como nosso carateca favorito retornou em outros filmes.

Arquivos

Leia Mais
Netflix recupera ‘Highlander – O Guerreiro Imortal’