Histórias de um casamento
Histórias de um Casamento

‘Histórias de um Casamento’ é um filme de amor

Nos primeiros minutos de Histórias de um Casamento (Marriage Story), o diretor Noah Baumbach cria uma apresentação rápida e eficiente de personagens seguida de uma quebra de expectativa. Ao contrário do que o cartaz e seu início podem insinuar esta é uma produção com a palavra “casamento” mas que começa sob o estigma do divórcio. O que esperar?

As relações mudam sempre com o tempo. Na época que discutimos sobre poliamor e relações abertas, Histórias de um Casamento tem o mérito de estabelecer que o “felizes para sempre” é apenas um a frase de conto de fadas. A realidade é mais difícil de lidar do que isso.

'Histórias de um Casamento' é um filme sobre o divórcio
‘Histórias de um Casamento’ é um filme de amor

A atriz Nicole (Scarlett Johansson) e seu marido e diretor teatral Charlie (Adam Driver) passam por muitos problemas e decidem se divorciar, embora com dinâmicas diferentes. Ambos concordam não contratar advogados, mas ela muda de ideia após receber a indicação de Nora Fanshaw (Laura Dern), especialista no assunto. Surpreso com a decisão e com a postura da advogada, Charlie se vê precisando de um advogado para a custódia do pequeno Henry (Azhy Robertson).

Baumbach leva a história para diversas surpresas em que um casal precisa lidar durante sua separação com questões que não desejava no casamento. É duro, tenso, sufocante, claustrofóbico… Como um processo de divórcio é. Por isso, tantos de nós evitamos passar por isso e não queremos viver de novo. Mas então por que é um filme sobre amor?

Ao contrário de tantas comédias românticas, Histórias de Um Casamento lida com seus obstáculos com uma enorme força dramática em que não há vilões. Os dois protagonistas são seus próprios antagonistas, mas ninguém representa o bem ou o mal por isto. Não há mocinho ou bandido, apenas dois adultos entrando em contato com suas emoções e descobrindo que tipo de família podem esperar ser.

A Academia fez jus às atuações de Scarlett, Laura e Driver. Os três foram indicados na categoria melhor ator, assim como Histórias de Um Casamento concorre a melhor filme. É uma tremenda injustiça Noah não ter sido indicado a melhor direção, mas em contrapartida o roteiro do filme está na briga. Não deixe de assistir.

Nota: 10

Não deixe de curtir a nossa página no Facebook e nos seguir no instagram. Saiba mais sobre as produções da Netflix aqui no POPOCA.

Arquivos

Leia Mais
Fim da trilogia ‘A Menina que Matou os Pais’ não traz nada de novo