Criador de Space Ghost nunca gostou do personagem

Alex Toth tinha pouco ou nenhum carinho por um de seus heróis mais populares

Space Ghost foi criado pela lenda Alex Toth. O mistério que muitos fãs podem desconhecer é que o lendário criador… Não curtia muito seu próprio personagem! Mas qual seria o motivo?

++ As perguntas que o Homem-Pássaro nunca respondeu

Em 1997, a revista norte-americana Toon Magazine conversou com o criador em uma entrevista exclusiva. Ao ser questionado se confirmaria que Space Ghost não seria seu personagem favorito, Toth não titubeou. “Não, não foi. E não sei por que tanto gritaria. Sempre achei medíocre”, sintetizou. E não foi só.

Space Ghost: personagem amado por fãs, mas renegado pelo seu "pai" Alex Toth
Space Ghost: personagem amado por fãs, mas renegado pelo seu “pai” Alex Toth

A reportagem lembrou que Space Ghost é um dos motivos pelo qual Toth era tão popular. O criador então se recordou dos bastidores do nascimento do personagem da Hanna-Barbera. envolvendo Freddie Silverman, produtor-executivo responsável por levar ao ar programas como As Panteras e Scooby-Doo.

“Freddie Silverman apareceu em uma manhã de segunda-feira batendo em torno de todos os tipos de ideias e eu acho que na sexta-feira anterior, ou quinta e sexta-feira, tínhamos fechado o Space Ghost, mas a questão do traje ainda estava no ar. Então lá estávamos nós na segunda-feira de manhã no escritório de Joe, e Freddie Silverman entrou com esta revista Life em suas mãos e, caramba, na capa está Adam West e o garoto, Burt Ward, como Batman e Robin e ele joga a revista no chão na mesa de Joe e ele olha para mim, e ele olha para Joe e diz: ‘Essa é a aparência que eu quero. Eu quero aquela aparência de Batman.’ Eu disse ‘Bem, ele deveria ser Space Ghost. Ele deveria ser branco, você sabe, então como nós …?’ E Silverman diz: ‘Eu quero aquela aparência de Batman.’ Então, finalmente, Space Ghost acabou com aquele capuz preto, aquele capacete preto sobre sua cabeça, e eu continuei lutando com ele, dizendo que cairia na obra de arte quando o tivéssemos sobreposto a um fundo espacial-isso não importa. Aí eles tiveram a ideia da luz de borda, para iluminá-lo lá em cima, com uma boa faixa de luz grossa para que ele sempre se destacasse contra o espaço e nós fomos com isso. Eu não queria a capa – aquela capa diáfana e esquisita que ele acabou usando, que parecia ectoplasma, mas era o que eles queriam. Eu estava lá apenas como um par de mãos. Então, a qualquer hora, qualquer pessoa, Steve Rude ou todos aqueles outros gatos que vêm até mim ou me escrevem e dizem: ‘Deus, você sabe, o Space Ghost mudou minha vida e você fez um trabalho maravilhoso.’ Tenho que não coçar a cabeça e dizer a eles que realmente não tenho muito a ver com isso”, explicou Toth.

Sempre foi meio claro que Space Ghost era uma espécie de “Batman espacial”, inclusive com parceiros que usam uma máscara bem parecida com a de Robin. Mas o que será que você achou dessa revelação? Toth morreu cerca de nove anos depois dessa entrevista, aos 77 anos, desenhando em sua prancheta.

Siga o POPOCA no Instagram

Fique aí com a saudosa abertura da animação.

Arquivos

Leia Mais
Outubro: mês de Livros com fadas, monstros e fantasia