Veja as artes mais fortes sobre a destruição do Museu Nacional

O último domingo foi um dia lindo no Rio de Janeiro. Fez sol e o tempo pedia uma visita a Quinta da Boa Vista. Mas a sua noite cobrou um preço terrível e fez também ser a última chance de visitar o Museu Nacional do Rio, com 200 anos de existência e mais de 20 milhões de artefatos insubstituíveis em seu acervo. A instituição foi tomada por um incêndio de causa ainda desconhecida e o prejuízo ainda é incomensurável.

Alguns cartunistas e chargistas ilustraram bem a dor que podemos sentir. São em momentos como este que a arte dá significado e nos ajuda a entender e superar um momento tão terrível… Confira alguns dos melhores exemplos abaixo:

Laerte

 

Pictoline

Carlos Latuff

 

Armandinho

Malvados

 

Rê Tinta

 

 

O Popoca não chama a destruição do Museu Nacional de desastre ou acidente. O atraso das verbas faz parte de um projeto, direcionado ou não, de sucateamento e eliminação da cultura nacional. Nossa solidariedade e força para todos os pesquisadores e funcionários do Museu, na esperança de que outros museus pelo país possam usar a força desta situação para evitar outras destruições.

Arquivos

Leia Mais
Ex-ator de ‘X-Men’ será Lex Luthor de ‘Superman Legacy’