Retrô nerd: Superman IV

Superman IVSuperman IV? Era uma vez… Há muito tempo atrás… Em uma década muito, muito distante.

Tudo começou quando os roteiristas Lawrence Konner e Mark Rosenthal escreveram uma ideia de Christopher Reeve. A ideia era deixar a bagunça do último para trás.  Até que conseguiram, Superman IV – Em Busca da Paz é muito inferior aos dois primeiros, mas encerra a Era Reeve de um jeito menos feio.

Rodado em 1987, ano em que o Flamengo era campeão brasileiroSuperman IV – Em Busca da Paz (in english: Superman IV: The Quest for Peace), do diretor Sidney J. Furie (que anos antes havia dirigido o clássico Águia de Fogo), trazia de volta para as telonas, Reeve como Kal-El. E também seus três principais coadjuvantes. Ou seja, Lois Lane (Margot Kidder), Perry White (Jackie Cooper) e Jimmy Olsen (Marc McClure). Até Gene Hackman topou voltar como Lex Luthor.

Não parecia que seria tão ruim…

sinopse

Para tentar derrotar o Super-Homem novamente, Luthor rouba um fio de cabelo do homem de aço . Tudo para cloná-lo. Ao mesmo tempo, o herói responde à carta de uma criança que pede o fim da ameaça nuclear destruindo cada material nuclear que há na Terra. E no meio de tudo isso, há um triângulo amoroso entre Lois Lane, Clark Kent e Lacy Warfield (Mariel Hemingway), a filha do novo dono do Planeta Diário.

Quando o nosso escoteiro explode todas as bombas no sol, Luthor consegue dar vida às células mortas do kriptoniano. Faz todo sentido só que não. E dai vem o Homem-Nuclear, que deveria ser um clone do azulão mas é loiro, dependente da luz do sol e tem poderes diferentes. No fim, o Homem de Aço destrói (mata?) o vilão e garante energia nuclear para todo mundo.

A luta

 
 

É curioso como o argumento de Reeve para a história funciona não só como uma justificativa para o imperialismo norte-americano. Afinal, o azulão sempre foi um símbolo dos EUA, inclusive defendendo o modo de vida americano – e da própria energia nuclear, que já naquela época inspirava cuidados.  Notem também, que, ao contrário do filme anterior e do primeiro, retomam a ideia de trazer um antagonista com os mesmos poderes do herói.

Afinal, nerd quer ver porrada no final mesmo.

Curiosidades

  • Faltou dinheiro para efeitos especiais. Até por isto muitas cenas de vôo se repetem.
  • É uma coisa meio bizarra como os buracos de roteiro e estas limitações orçamentárias geraram poderes totalmente sem sentido para o Super-Homem. Como a visão-pedreira: após quebrar parte da Muralha da China, os olhos de Kal-El emitem um raio azul e…. Reconstroem tudo! Superman para obras da Copa do Qatar já!
  • Entre os “superpoderes” do filme, está a capacidade de apagar a memória de Lois após revelar para ela sua identidade.
  • Superman IV recebeu duas indicações ao Framboesa de Ouro. Foram de Pior Atriz Coadjuvante (Mariel Hemingway) e Piores Efeitos Especiais.

 

Please follow and like us:

Related Post