Retrô Nerd: Homem-Aranha 2

Após o sucesso estrondoso do primeiro filme, era natural que Sam Raimi dirigisse Homem-Aranha 2, que contou com os astros Tobey Maguire e Kirsten Dunst. O ator Alfred Molina realizou um sonho de vários nerds e encarnou o Dr. Octopus, o vilão mais clássico do Aranha.

Referências

Se Homem-Aranha 1 era uma referência gritante a Superman 1, então era óbvio que sua sequência precisava ter alguma coisa a ver com o segundo filme do Homem de Aço. Se na sequência dirigida por Richard Donner um dos pontos altos era que Clark Kent revelasse sua identidade a Lois Lane… Raimi colocou finalmente Peter e Mary Jane Watson sem segredos. Um diante do outro.

E é claro que Mary Jane faria a mesma escolha que Lois

Afinal de contas, do outro lado não há um alienígena com poderes de um deus. Mas alguém igualmente corajoso e disposto a salvar o mundo na medida que suas habilidades tornem possível. Homem-Aranha 2 mostra que por maior que seja o fardo, o amigãoPôster de Homem-Aranha 2 da vizinhança tentará levantá-lo. Mesmo que isso inclua parar um trem com o próprio corpo.

Molina é, na minha opinião, o melhor ator entre os vilões da trilogia Raimi. Uma pena que o final se encarregue de por fim ao vilão ao invés de deixar uma brecha para uma sequência. Mas imagino que seria tão difícil ver Molina com tentáculos quanto Raimi na cadeira de diretor novamente.

Comparações a parte, Homem-Aranha 2 só fica atrás de X-Men 2 e Cavaleiro das Trevas como a grande sequência de um filme de quadrinhos. Melhor do que Superman 2 e a continuação de Homem de Ferro, por exemplo.

Curiosidades

  • Sam Raimi topou trabalhar em Homem-Aranha 2 um mês antes do lançamento do primeiro filme.
  • Tobey Maguire quase não voltou a encarnar o personagem por dores nas costas devido as cenas de ação e das filmagens de Seabiscuit – Alma de Herói, em que interpretava um jóquei.
  • Jake Gyllenhaal foi cotado para encarnar Peter Parker até que Maguire conseguiu se recuperar a tempo.
  • Mais de sete milhões de pessoas assistiram o filme no Brasil.
  • Antes de Molina, o papel de Dr. Octopus chegou a ser mencionado para Robin Williams e Robert De Niro pela imprensa de cinema. Mas o mais provável é que estes nomes dificilmente tivessem uma chance real de se interessar pelo papel. Especialmente, em um momento que adaptações de quadrinhos não eram tão respeitadas e sólidas comercialmente.
Please follow and like us: